Strans estuda ampliar cancelas eletrônicas em via da linha férrea

Foto: reprodução Jornal do Piauí

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) avalia expandir a instalação de cancelas eletrônicas nas demais vias onde a linha férrea corta a zona urbana de Teresina. A ideia do equipamentos é evitar acidentes alertando motoristas e pedestres para a passagem do trem.

A primeira cancela eletrônica foi instalada em fase de teste na Avenida Higino Cunha, zona Sul de Teresina, e deve funcionar esta semana. O local já está com sinalização horizontal, pintura de passagem de nível e sinalização vertical com placas de informação de cruzamento de via férrea e de pare.

O engenheiro da Strans Lucas Andrade explica que o equipamento tem um sensor que será acionado com a proximidade do trem. 

“É um equipamento moderno, com sensor luminoso e sonoro. O funcionamento é automático em sincronia com o semáforo da Rua Canadá e as cancelas serão acionadas com a proximidade do trem”, explica o engenheiro. 

De acordo com a Strans, estudos serão realizados para possível implantação do equipamento também na zona Norte de Teresina, próximo ao cemitério São José. 

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com