Secretaria de Justiça esclarece sobre óbitos nos presídios

 O Sinpoljuspi divulgou que nos últimos seis anos, cerca de oito detentos morreram nos estabelecimentos penais do Estado sob a alegação de suicídio. A Secretaria de Justiça enviou nota, contestando e esclarecendo os dados.

Segundo a secretária Cléia Coutinho, foram quatro suicídios e oito mortes naturais de 2003 até hoje. Ela informou ainda, que o número está bem abaixo da média nacional, que chegou a 97 em 2007.Confia a nota:

Nota de Esclarecimento

A população carcerária do Estado do Piauí, hoje em torno de 2.488 detentos, distribuídos nas 14 unidades prisionais, apresenta baixo índice de suicídios, levando-se em consideração o levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN, que encontrou o índice de 97 suicídios em toda a população prisional brasileira, no ano de 2007.

De acordo com informação prestadas pelo presidente do Conselho Penitenciário do Piauí, Raumário Mourão, no período de 2003 até o presente momento, ocorreram quatro suicídios, o que nos leva a uma média de 0,66% por ano, colocando o Estado numa situação cômoda, embora vigilante, de 70% abaixo do índice nacional.

Convém salientar que no mesmo período aconteceram 08 óbitos por causas naturais e, mesmo levando-se em consideração tais fatos, a situação ainda coloca o Estado em situação cômoda, em relação aos demais Estados da União.

Cleia MaiaSecretaria da Justiça do Estado do Piauí

Da Redaçãoredacao@cidadeverde.com

Tags: