Estudantes de idiomas ressaltam benefícios dos jogos eletrônicos na pandemia

Os jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. Além dos momentos importantes de descontração durante a pandemia, seus benefícios ultrapassam a diversão, porque podem auxiliar de várias formas, entre elas, no contato com outros idiomas. Eles servem como referência e contextualização, a partir dos vocabulários que professores e alunos utilizam no processo ensino-aprendizagem de línguas.

O estudante imerge ao mundo dos jogos e, pela exposição a esse universo, pode absorver o vocabulário com frequência. No passado, o ensino de línguas era muito voltado à leitura e escuta, assim como alguns jogos, que só proporcionavam aos jogadores a prática dessas duas habilidades. Hoje, devido à tecnologia dos jogos de comunicação, que geram interação, também é possível exercitar as quatro áreas linguísticas: fala, audição, leitura e escrita.

Contudo, é importante lembrar que nem todo jogo vai ensinar muito o inglês, já que alguns são apenas para o entretenimento. "Ainda assim, o aluno alcança o objetivo de absorver algum vocabulário. No jogo Candy Crush, tem o menu que ele pode ler, além das expressões que soam quando fazem pontos. Sempre tem algum aprendizado", explica Ginê Ferro, professor de inglês.

A escuta é uma habilidade que pode ser difícil de aprender e os jogos auxiliam. Além do vocabulário da sala de aula, aprendem os específicos dentro dos games. "Com os jogos online você se comunica para montar estratégias e partidas. Eles proporcionam o background para o professor contextualizar, o que estimula o aluno a jogar", ressalta o professor Ginê.

Luiz Amadeu, 16 anos, estuda inglês há dois anos. Desde criança sempre manteve uma relação com os jogos. "Meu primeiro contato com o idioma foi a partir dos jogos eletrônicos, por isso reconheço que podem ajudar na pronúncia e compreensão dos idiomas. Com toda a certeza é algo muito importante", externa o aluno.

Os alunos interagem em sala de aula e identificam os termos usados nos jogos com facilidade. Entusiasta por jogos, o professor Ginê reforça a utilização de tudo que pode auxiliar a praticar a habilidade linguística. "Os jogos também são uma aquisição da língua de forma ativa, a depender do jogo", pontua.

João Bosco Júnior estuda inglês há mais de seis anos. Ele reconhece que os jogos, como outras mídias, estimulam o treino do inglês. "Os games ajudam muito a interagir, principalmente os online. O jogador pode falar com pessoas de outros países utilizando o inglês. Com o mundo globalizado, pode criar amigos de outros países. Você treina uma língua nova enquanto está se divertindo", finaliza João.

 

redacao@cidadeverde.com