Sistema digital provoca revolução e faz nascer uma nova TV no Piauí

Desde agosto de 2008 a TV Cidade Verde vive uma lenta, silenciosa, e árdua contagem regressiva para a maior revolução da história da televisão. A era digital começa na próxima segunda-feira, dia 23, e vai proporcionar mobilidade para se ver TV onde quiser, imagens em alta definição, sem chuviscos ou fantasmas. E para que tudo isso aconteça, a emissora teve de mudar tudo. Após duas décadas, praticamente nasceu de novo.  

"Nós estamos fazendo uma televisão nova. A parte de estúdios é toda nova", relata o diretor técnico da TV Cidade Verde, Tadeu Moura. Equipamentos, vinhetas, áudio, e até caracteres foram trabalhados de forma diferenciada para poder se adaptar a essa nova realidade. Tudo tem que ser pensado em HDTV. Ou seja, repensado.

A maquiagem é uma das exigências. "Qualquer imperfeição precisa ser observada, porque na transmissão digital isso fica muito evidente, e realça. Por isso a iluminação e a maquiagem merecem uma atenção especial", explica o gerente de projetos especiais da BCTV, Flávio Cruz, que veio a Teresina assessorar a TV Cidade Verde na instalação dos equipamentos fornecidos pela sua empresa.  

  O formato atual será substituído por uma imagem mais larga. No entanto, nem todas as pessoas terão televisores em formato full screen logo agora. Por conta disso, os cinegrafistas da TV Cidade Verde foram orientados a trabalhar com ângulos de filmagem que não façam o telespectador ainda no sistema analógico perder cenas ou deixar de ver algo no seu aparelho. Ao mesmo tempo, eles precisam se preocupar em ocupar todo o novo formato da dela. E vários foram os ensaios para que tudo saia perfeito nas transmissões.  

Até mesmo legendas foram pensadas de forma centralizada. Com o monitor mais largo, elas poderiam ser extendidas, mas o período de transição de sistemas sugere que essa mudança não seja ideal agora. Também as vinhetas e aberturas dos programas foram trabalhadas para o público que terá mais nitidez e qualidade de som e imagem em sua TV. Com o sinal digital, a Cidave Verde vai inaugurar uma nova plástica, realçando a boa imagem do Piauí.

Por conta disso, a TV Cidade Verde aproveitou para reformar sua estrutura física. Os estúdios foram ampliados e repaginados. O arquiteto Gualberto Júnior projetou os espaços pensando na nova realidade da televisão, e os cenários vão surpreender o telespectador com seu brilho e simplicidade.

"Trabalhamos contra tudo e contra todos. Fomos mais rápidos que outras emissoras para agregar equipamentos diferenciados. Por conta disso, estamos sendo pioneiros. Seremos a primeira emissora do Piauí, a segunda capital do Nordeste, a 17ª em todo o país, e a primeira afiliada do SBT a operar em digital", fala Tadeu Moura, com orgulho de participar desse momento histórico.

    Fábio Limafabiolima@cidadeverde.com
Tags: