Câmara adia leitura do projeto sobre reajuste de professores da rede municipal

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

A leitura do projeto de lei que trata sobre o reajuste dos professores da rede municipal de ensino, prevista para ocorrer na sessão da manhã de hoje (15), foi adiada para a sessão da quarta-feira (16). A primeira votação vai ocorrer agora somente na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro. 

As informações foram repassadas pelo líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Renato Berger (PSD). Ele avalia que não há necessidade de pedir vistas da proposta, uma vez que, segundo ele, a matéria ainda passará pelas comissões da Casa, com tempo hábil para a análise dos parlamentares. 

A proposta da prefeitura apresenta um reajuste salarial não linear do professores da rede municipal de ensino, que varia de 25% a 13,7%. 

“Deve ser lido na sessão de amanhã e a votação se inicia na próxima semana. Ele vai seguir todos os trâmites legais, passar pelas comissões, a própria vereadora Fernanda é da Comissão de Educação e vai ter o tempo necessário para ver e dar o seu parecer”, pontou. 

Renato Berger acrescentou que o secretário de Governo, André Lopes, irá ao Legislativo para prestar mais esclarecimentos sobre a matéria. Ainda na manhã de hoje, os vereadores terão uma reunião com uma comissão formada por membros do Sindicato dos Servidores Municipais de Teresina (Sindserm). 

Ao comentar sobre a linearidade do reajuste, Renato Berger defendeu que os vereadores fiquem atentos a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) 

“O que não podemos deixar é que a Prefeitura fira a lei de responsabilidade, o que queremos é que a Prefeitura dê o melhor possível, mas dentro da lei”, frisou.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Na manhã desta terça-feira(15), professores voltaram a realizar manifestação na frente da Câmara Municipal de Teresina. A categoria cobra a aplicação de um reajuste linear para todos os professores da rede municipal, independente da classe. 

A proposta 

A Prefeitura de Teresina enviou à Câmara Municipal o projeto de lei de reajuste salarial não linear do professores da rede municipal de ensino, que varia de 25% a 13,7%. 

Em entrevista à imprensa, o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, explicou que o reajuste proposto pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) dará um vencimento de R$ 4,2 mil para os professores municipais sem nível superior e de R$ 4,4 mil para os servidores que possuem o nível superior, somada a Gratificação de Incentivo à Docência (GID) proporcional de cada um.

Vereadora defende reajuste linear 

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereadora Fernanda Gomes (Solidariedade), afirmou nesta terça-feira (15), que pedirá vistas do projeto de lei de reajuste salarial não linear dos professores da rede municipal de ensino.

A parlamentar conversou com a categoria e defendeu que o novo piso salarial fixado pela administração municipal seja linear. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

“Vamos pedir a vista para que possamos estar lendo, ter conhecimento e para que façamos a alteração de forma possível de acordo com a demanda da categoria. Veja bem, não tem como fazer esse reajuste melhorando para alguns e não melhorando para outros. Independente de classe o reajuste deve ser linear para todos”, pontou. 

 

Aguarde mais informações 

 

Flash Paula Sampaio redacao@cidadeverde.com