Dez bairros de Teresina sofrem com caramujos

Moradores de 10 bairros da capital estão convivendo com um animal não muito comum na fauna piauiense. Os caramujos tomaram conta das ruas e ameaçam trazer doenças, como mostrou a reportagem de Eli Lopes no Notícia da Manhã desta segunda (27).      

O aposentado Adão Brito, morador da rua Tiradentes, passa o dia com um pote de sal nas mãos, tentando livrar sua casa da presença dos bichinhos. Ele acredita que o fator que provocou a infestação na região foi a existência de um terreno baldio.

Na rua 7 de Setembro os moradores também estão temerosos com a presença dos caramujos.

A Secretaria de Saúde está monitorando 10 bairros de Teresina. De acordo com o especialista Mauro Fernando Barbosa, os caramujos africanos foram trazidos para o Brasil na tentativa de substituírem o escargot. Porém, o seu sabor não foi muito apreciado e os animais foram descartados.  

Mauro explica que a atitude do aposentado Adão Brito de matar os animais jogando sal não é correta. “O fato de jogar sal nos caramujos vai infertilizar o solo e pode contaminar também, se o animal estiver doente. O correto é coletar, tirar o casco e enterrar”, explica o especialista.

Estão sob monitoramento da Secretaria de Saúde bairros como Mocambinho I, Mafuá, Marquês, São João, Noivos, Santa Sofia, Nova Brasília, Porto Alegre, Planalto Uruguai e Primavera.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com

Tags: