Cidadeverde.com

Dez bairros de Teresina sofrem com caramujos

Moradores de 10 bairros da capital estão convivendo com um animal não muito comum na fauna piauiense. Os caramujos tomaram conta das ruas e ameaçam trazer doenças, como mostrou a reportagem de Eli Lopes no Notícia da Manhã desta segunda (27).
 
 
 

O aposentado Adão Brito, morador da rua Tiradentes, passa o dia com um pote de sal nas mãos, tentando livrar sua casa da presença dos bichinhos. Ele acredita que o fator que provocou a infestação na região foi a existência de um terreno baldio.

Na rua 7 de Setembro os moradores também estão temerosos com a presença dos caramujos.

A Secretaria de Saúde está monitorando 10 bairros de Teresina. De acordo com o especialista Mauro Fernando Barbosa, os caramujos africanos foram trazidos para o Brasil na tentativa de substituírem o escargot. Porém, o seu sabor não foi muito apreciado e os animais foram descartados.
 

Mauro explica que a atitude do aposentado Adão Brito de matar os animais jogando sal não é correta. “O fato de jogar sal nos caramujos vai infertilizar o solo e pode contaminar também, se o animal estiver doente. O correto é coletar, tirar o casco e enterrar”, explica o especialista.

Estão sob monitoramento da Secretaria de Saúde bairros como Mocambinho I, Mafuá, Marquês, São João, Noivos, Santa Sofia, Nova Brasília, Porto Alegre, Planalto Uruguai e Primavera.

Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: