Roncalli critica discurso de Lula e ataca ministro Geddel Vieira

O deputado Roncalli Paulo (PSDB) disse em discurso na tribuna da Assembleia que o presidente Lula foi infeliz ao “passar pito” no governador e nos prefeitos que foram ao seu encontro pedir socorro para os flagelados das enchentes. O que mais irritou o parlamentar foi o fato de o presidente responder ao apelo dos prefeitos e do governador Wellington Dias, cobrando projetos bem elaborados.  

No mesmo pronunciamento o deputado afirmou que o presidente usou o raciocínio do ministro Gedel Vieira, da Integração Nacional, que em mais de uma ocasião já demonstrou má vontade para com o Piauí.

Para Roncalli Paulo, não se discute a popularidade do presidente da República, pois isso é fato conhecido, assim como é também a popularidade do prefeito Sílvio Mendes. Ele lembrou a maneira de agir de outros governantes, que vieram ao Estado, fizeram reuniões fechadas, liberaram recursos e foram embora.

Referindo-se mais uma vez ao ministro Gedel Vieira, Roncalli Paulo disse que ele é ministro de Estado da Bahia, onde já se encontra em campanha pelo Governo do Estado. Defendeu que a Assembleia aprove uma segunda moção de repúdio ao gesto do ministro.

O deputado Xavier Neto (PDT) considerou o ministro Gedel Vieira prepotente e por isso mesmo tratou os prefeitos de forma irresponsável. Sobre a recepção popular que a comitiva presidencial teve em Teresina, ele lembrou esta frase: “todo palhaço tem sua platéia”.

Segundo Xavier Neto, o governador Wellington Dias só engoliu o tratamento que teve por ser um homem educado. Se fosse o vice-governador Wilson Martins teria havido resposta. Lembrou que no caso de Santa Catarina o presidente liberou R$ 200 milhões por uma medida provisória, só por se tratar de um colégio eleitoral importante.

Xavier Neto disse que o Piauí não é bem visto pelo ministro Gedel Vieira e chegou mesmo a acusar a ministra Dilma Rousseff de discriminar o Piauí e o Ceará na questão do gasoduto, só por serem estados pobres.

O deputado João Madison (PMDB) acusou o ministro Gedel Vieira de ter tirado um piauiense da Codevasf. Considerou o presidente infeliz no seu discurso, lembrando que o Maranhão teve um tratamento melhor na visita presidencial, obtendo a liberação imediata dos recursos.

O deputado Mauro Tapety (PMDB) disse em aparte que o presidente Lula e o Ministro Gedel Vieira vieram combinados, com o mesmo discurso. Para ele, não se pode tirar a responsabilidade do presidente, pois o outro é apenas ministro. O Piauí e Teresina não querem dinheiro de graça e nem deixariam de prestar contas. O pito de Lula começou pelo governador Wellington Dias – frisou.

O deputado Roncalli Paulo concluiu o seu discurso reafirmando que o presidente Lula foi infeliz em sua visita ao Piauí, e que ele poderia até ter passado direto para os tambores de Sarney no Maranhão, que não deixaria prejuízo no Piauí.

Da redação redacao@cidadeverde.com

 

Tags: