Cidadeverde.com

Roncalli critica discurso de Lula e ataca ministro Geddel Vieira

O deputado Roncalli Paulo (PSDB) disse em discurso na tribuna da Assembleia que o presidente Lula foi infeliz ao “passar pito” no governador e nos prefeitos que foram ao seu encontro pedir socorro para os flagelados das enchentes. O que mais irritou o parlamentar foi o fato de o presidente responder ao apelo dos prefeitos e do governador Wellington Dias, cobrando projetos bem elaborados.
 

No mesmo pronunciamento o deputado afirmou que o presidente usou o raciocínio do ministro Gedel Vieira, da Integração Nacional, que em mais de uma ocasião já demonstrou má vontade para com o Piauí.

Para Roncalli Paulo, não se discute a popularidade do presidente da República, pois isso é fato conhecido, assim como é também a popularidade do prefeito Sílvio Mendes. Ele lembrou a maneira de agir de outros governantes, que vieram ao Estado, fizeram reuniões fechadas, liberaram recursos e foram embora.

Referindo-se mais uma vez ao ministro Gedel Vieira, Roncalli Paulo disse que ele é ministro de Estado da Bahia, onde já se encontra em campanha pelo Governo do Estado. Defendeu que a Assembleia aprove uma segunda moção de repúdio ao gesto do ministro.

O deputado Xavier Neto (PDT) considerou o ministro Gedel Vieira prepotente e por isso mesmo tratou os prefeitos de forma irresponsável. Sobre a recepção popular que a comitiva presidencial teve em Teresina, ele lembrou esta frase: “todo palhaço tem sua platéia”.

Segundo Xavier Neto, o governador Wellington Dias só engoliu o tratamento que teve por ser um homem educado. Se fosse o vice-governador Wilson Martins teria havido resposta. Lembrou que no caso de Santa Catarina o presidente liberou R$ 200 milhões por uma medida provisória, só por se tratar de um colégio eleitoral importante.

Xavier Neto disse que o Piauí não é bem visto pelo ministro Gedel Vieira e chegou mesmo a acusar a ministra Dilma Rousseff de discriminar o Piauí e o Ceará na questão do gasoduto, só por serem estados pobres.

O deputado João Madison (PMDB) acusou o ministro Gedel Vieira de ter tirado um piauiense da Codevasf. Considerou o presidente infeliz no seu discurso, lembrando que o Maranhão teve um tratamento melhor na visita presidencial, obtendo a liberação imediata dos recursos.

O deputado Mauro Tapety (PMDB) disse em aparte que o presidente Lula e o Ministro Gedel Vieira vieram combinados, com o mesmo discurso. Para ele, não se pode tirar a responsabilidade do presidente, pois o outro é apenas ministro. O Piauí e Teresina não querem dinheiro de graça e nem deixariam de prestar contas. O pito de Lula começou pelo governador Wellington Dias – frisou.

O deputado Roncalli Paulo concluiu o seu discurso reafirmando que o presidente Lula foi infeliz em sua visita ao Piauí, e que ele poderia até ter passado direto para os tambores de Sarney no Maranhão, que não deixaria prejuízo no Piauí.

Da redação

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: