Governador visita fazenda de eucalipto e participa de rally

O governador Wellington Dias visitou na manhã de sábado, 23, as variedades de culturas cultivadas na fazenda Chapada Grande, no município de Regeneração, a pouco m ais de 120 km de Teresina. Além do eucalipto, a fazenda possui o cultivo de soja, milho, arroz e feijão como diversidade de espécies que ajudam a equilibrar o ecossistema e gerar lucros aos empreendedores, no caso a família Junqueira, natural da região de Ribeirão Preto (São Paulo), que em 2004, decidiu apostar em investimentos em solo piauiense. Com recursos próprios, para dar a ponta-pé inicial foram investidos R$ 15 milhões. 

Ao chegar na fazenda, por volta das 9 horas, o governador acompanhado de sua comitiva, o vice-governador Wilson Martins, o secretário de Desenvolvimento Rural Rubens Martins, o diretor geral do Emater – Francisco Guedes, representes da Embrapa Meio Norte, o senador João Vicente Claudino, representantes do Banco do Nordeste, da Caixa e outras autoridades políticas participaram de dois Ralis Florestais – o primeiro fazendo uma visita nos campos de Eucalipto com 1,2,3 e três anos de cultivos e, o segundo nos campos de soja, milho, arroz e colheita.

Nos campos, o governador, juntamente com agricultores que foram a fazenda para participar do dia de campo, participaram de pequenas palestras sobre o preparo da terra para o cultivo das plantações, sobre desenvolvimento florestal no Piauí e avanço agrícola no Médio Parnaíba. Em uma de suas sugestões aos empreendedores durante a visita de campo, o governador incentivou o cultivo de várias espécies.

Tradição do Milho    “Essa região tem tradição de trabalhar com milho. Aqui, por exemplo, nesta região de Regeneração, Várzea Grande, Amarantes, Taques e Angical temos uma produtividade média de duas toneladas por hectares ano. Aqui estamos colhendo 10 toneladas por hectare ano, cinco vezes mais. Isto o que eu falei para o milho vale também para outras culturas”, explicou.

A parte do Estado no empreendimento, a exemplo da Fazenda Chapada Grande, como disse o governador é investir em educação desde o ensino técnico formal e superior. Este último, com investimentos em instalação de pólo de universidade aberta; estradas; energia; asfalto como foi montado recentemente; carga elétrica porque se os empreendedores quiserem montar bases industrial precisarão ter à disposição um conjunto destas ações.

“É esse o caminho que eu acredito e, o Estado vai cada vez mais se comprometer e cumprir e ao mesmo tempo, a confiança do setor privado, que é quem faz a diferença. Nós já dobramos o Produto Interno Bruto (PIB) a riqueza do Piauí em seis anos e temos todas as chances de nos próximos seis anos dobrar de novo alcançando a médio do PIB Brasileiro, saindo do último lugar para uma condição de muito confortável na média nacional”, garantiu o governador.

Um dos sócios - proprietários da Fazenda, o engenheiro Agrônomo Tiago Junqueira – contou que há 45 anos investem em produção de grãos no Paraná. O pai dele tem uma propriedade agrícola em São Miguel do Iguaçu e desde este período trabalham com o cultivo de soja e milho lá. Em 2004, decidiu investir em plantio no Piauí, tendo hoje um foco dividido entre plantio de soja, milho, arroz e reflorestamento. “Estamos muito animados com o que estamos fazendo e a tendência é atrairmos novos investidores e novos investimentos para esta região do Médio Parnaíba”, afirmou Tiago, que tem sua família também fazendo investimentos em cana de açúcar no município de Ribeiro Preto.

Da Redação redacao@cidadeverde.com
Tags: