Engenheiros chegam ao PI e vistoriam obra da barragem

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), engenheiro José Borges Araújo, informou, em entrevista ao Notícia da Manhã, que os engenheiros do Maranhão e do Ceará convidados para integrarem a equipe de elaboração do laudo de Algodões I chegam hoje ao Piauí. Eles seguem para Cocal da Estação para fazerem uma vistoria no local.  

“Estamos trazendo especialistas em barragem para nos ajudarem na elaboração do laudo. Ainda não é possível afirmar a causa. Somente depois do estudo poderemos dizer alguma coisa. Sabemos que um dos fatores que contribuiu muito foi a forte chuva”, afirmou José Borges.

Já a partir de hoje à tarde a equipe vai solicitar material usado na construção da barragem, os estudos feitos no local. Amanhã a equipe segue para o município para fazer uma vistoria e coletar depoimentos das pessoas que moravam nas proximidades.

Segundo José Borges, não se pode responsabilizar ainda o engenheiro Luiz Hernane, construtor da barragem. Porém, ele adianta que “os indicativos que se apresentam dizem que seria possível evitar o rompimento”.   Governo investiga   O governador Wellington Dias assinou um decreto instituindo uma comissão para investigar o caso. Essa comissão é presidida pelo engenheiro Norbelino Lira de Carvalho e tem ainda como integrantes o secretário de Segurança Robert Rios, secretário de Infraestrutura Avelino Neiva, a presidente da Emgerpi Lucile Moura, o secretário de Defesa Civil Fernando Monteiro, o secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira e o comandante do Corpo de Bombeiros Coronel Francisco Barbosa.   A comissão deve ter também integrantes do CREA, do Sindicato dos Engenheiros técnicos do Denocs, da Defesa Civil e outros órgãos.  Norbelino Carvalho informou em entrevista à TV Cidade Verde que, em vistoria prévia, foi detectado que o sangradouro estava totalmente destruído. “Foi essa obstrução que propiciou a erosão, que foi corroendo o acesso à barragem”, informou.    

TRAGÉDIA EM COCAL

População vai dizer se quer reconstrução de barragem, diz Rejane Dias Marcelo Castro defende reconstrução de barragem Algodões I Cepisa diz que energia deve ser restabelecida ainda hoje em Cocal Especialistas chegam hoje ao PI para vistoriar a barragem Mulher com problemas cardíacos é transferida em avião da Força Aérea DRAMA: Mães perdem filhos e vivem em 'estado de choque' De ponto turístico, Barragem vira “romaria das lamentações” W.Dias reage: "Não é hora de apontar os culpados" Casa de R$ 80 mil de ex-prefeito de Cocal ficou destruida Onze povoados deixaram de existir com o desastre Governador reune equipe e anuncia construção de casas PF chega a Cocal para periciar barragem Morte de 2 mil animais pode contaminar rio em Cocal Operários fazem plantão para recuperar rodovia Bebê de 1 ano está entre desaparecidos em Cocal Lula e Dilma podem vir ao Piauí visitar Cocal Engenheiro nega ter dado aval à volta de famílias Teresina vai dividir doação de São Paulo com vítimas de Cocal Mãe perde duas filhas na tragédia e é internada em Cocal Custo para reconstruir barragem é R$ 11mi Governo do Estado confirma 7ª morte em Cocal; Busca continua Ata mostra que bombeiros queriam continuar na barragem Helicóptero da FAB decola para ajudar vítimas em Cocal Piauí e todo país acompanham drama da tragédia na barragem Algodões I Há mais de mil pessoas ilhadas em Cocal e Buriti dos Lopes    

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com

Tags: