No Piauí, ministra da Mulher cita Janaína Bezerra e anuncia pacto contra o feminicídio

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com 

Em visita a Teresina nesta quinta-feira (16), a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, citou o caso da estudante Janaína Bezerra, estuprada e morta na Universidade Federal do Piauí (Ufpi), e disse que a prioridade do governo do presidente Lula (PT) será o combate ao feminicídio. 

Cida Gonçalves ainda informou que serão anunciadas no dia 08 de março um pacote de medidas no enfrentamento à violência contra a mulher. 

“Eu queria dar um abraço na família, prestar a minha solidariedade. Queria dizer que o presidente Lula quando me colocou para ser ministro uma das grandes questões que me colocou foi o enfrentamento ao feminicídio. Esse é um desafio que foi colocado para nós e vamos fazer ações para julgar e punir feminicídios na nossa cidade. São ações que vamos firmar com um pacto nacional contra do feminicídio, porque não é um problema só do governo é da sociedade também”, destacou. 

Entre as ações anunciadas pela ministra estão o Pacto Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio, a revisão do programa Mulher Viver Sem Violência, além da revisão no Disk 180. O mecanismo passará a atender a todas as formas de violência contra as mulheres. 

Foto: Regis Falcão/Ccom

Cida Gonçalves ainda acrescentou que para a implementação das ações vai depender da recomposição do orçamento do ministério, que está na casa dos R$ 23 milhões. Segundo ela, esse será o grande desafio nestes primeiro 100 dias de gestão. 

“Recompondo o orçamento do ministério das mulheres, pois o governo anterior só deixou R$ 23 milhões para o orçamento. Esse será o grande o grande desafio, a recomposição do orçamento. Estamos fazendo isso, discutindo e negociando com os outros ministérios, que teremos a partir da semana que vem”, declarou. 

A ministra esteve em Teresina nesta manhã, onde visitou as obras da Casa da Mulher Brasileira com o prefeito Dr. Pessoa, o superintendente Roncalli Filho e a secretária Karla Berger. 

Foto: Regis Falcão/Ccom

Paula Sampaio  redacao@cidadeverde.com