Sefaz cria projeto para ajudar empresas atingidas pelas cheias

Foi lançado na manhã desta quarta (10) o Projeto Prosseguir que tem como objetivo ajudar os micro e pequenos empresários que tiveram seus negócios prejudicados com as enchentes este ano.  

  “Estamos enviando um o projeto de lei para a Assembléia a fim de anistiar as multas e juros do ICMS nos meses de abril a junho”, informa o secretário estadual de Fazenda, Antônio Neto. Esta é uma das medidas a serem tomadas pelo governo a fim de ajudar os empresários que tiveram prejuízo em seus negócios no período chuvoso. Também estão previstos a dispensa do não cumprimento de obrigações fiscais acessórias, em decorrência da perda, extravio ou inutilização de livros, documentos fiscais ou equipamentos emissores de cupons fiscais e a autorização para manutenção dos créditos fiscais relativos à entrada de mercadorias perdidas ou inutilizadas. “Pretendemos ainda ampliar a linha de financiamento do Banco do Brasil e Banco do Nordeste, que já existe”, descreve Antonio Neto.

De acordo com o superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rocha, o projeto Prosseguir é uma iniciativa do Sebrae em parceira com o Governo do Estado. “A meta é dar apoio técnico, informacional e logístico na reestruturação desses municípios que foram afetados pelas fortes chuvas”, afirma o superintendente.

“O projeto se estende a todos os municípios piauienses que tenham declarado estado de calamidade pública e/ou situação de emergência, inclusive os micro-pequenos empreendedores de Teresina. A exemplo, os pequenos empresários da Curva São Paulo que tiveram muitos prejuízos com a cheia do rio Poti”, explica Ulisses Morais, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí que junto com o Secretário de Fazenda  

  Na oportunidade o presidente nacional do SEBRAE, Paulo Okamoto, falou sobre a importância de iniciativas de estímulo ao turismo, destacando o sucesso do Piauí Sampa que soube vender as potencialidades do Estado realizado recentemente em São Paulo e do Projeto Prosseguir. “Esperamos contar com o apoio de todos, do Governo do Estado como já vem sendo realizado pela Secretaria da Fazenda, de instituições financeiras e entidades patronais, o importante é juntos oferecermos apoio a esses empreendedores facilitando, se possível, empréstimos junto aos Bancos com juros mais baixos”, ressaltou.  

  Da Redação redacao@cidadeverde.com
Tags: