"Foi Deus que parou", diz operário que presenciou queda de avião

Os operários que trabalham no campo de futebol, onde uma aeronave fez um pouso forçado, em Teresina, nesta segunda-feira (12), também se consideram sobreviventes. O acidente aéreo ocorreu minutos após os trabalhadores saírem da área aberta  para o refeitório. No momento havia seis pessoas que foram os primeiros a auxiliar no resgate do piloto e dos ocupantes do avião de pequeno porte. 

"Foi Deus que parou. Tinha cinco trabalhadores no descanso. Levantaram assustados. Foi um estrondo grande, tipo explosão, a poeira subindo. Corri e vi meus amigos todos bem, mas perdidos, zonzos. Foi Deus, pois estava no horário do descanso e a gente trabalha por toda a área do campo", desabafa o operário Francisco de Sousa Santos. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Rui Gomes também trabalha na reforma do campo. Ainda trêmulo, mesmo horas após o acidente aéreo, ele descreve o que ouviu e viu durante a queda. 

"Não chegou a incendiar, mas fumaçou o avião. Foi coisa de louco. Pensei que ia acabar o mundo! a gente estava no horário de descanso. Foi por volta de meio-dia, estávamos descansando e ouvimos o estouro. Quando olhamos, era aeronave. Saímos correndo com medo dela explodir! ela se arrastou, bateu nos fios e parou. Conseguimos tirar as pessoas do avião. Uma senhora, duas jovens, a bebezinha.  O piloto foi retirado por um rapaz", conta Gomes. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Ele relata ainda como estavam os passageiros da aeronave. 

"Estavam presos por causa das cadeiras, mas conseguimos tirar. A senhora machucou o rosto, tinha sangue acima dos olhos, e disse que estava sentindo dor na coluna. O piloto estava um pouco ferido. Não estavam muito grave. Conseguimos tirar eles e colocar na sombra até a chegada do Samu. Eles ainda falaram que passaram no aeroporto para abastecer, levantaram voo e deu pane, daí procuraram um lugar para pousar", relata o operário. 

SOBRE O ACIDENTE

O avião monomotor fez um pouso de emergência no fim desta manhã,  no campo de futebol Bariri,  situado no bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina. A aeronave era pilotada pelo advogado e piloto Arcedino Concesso. Além dele, mais quatro pessoas estavam como passageiros e também sobreviveram. 

Equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já estiveram no local. As causas do acidente ainda serão apuradas. 

 

Graciane Araújo redacao@cidadeverde.com