Cidadeverde.com

"Foi Deus que parou", diz operário que presenciou queda de avião

Imprimir

Os operários que trabalham no campo de futebol, onde uma aeronave fez um pouso forçado, em Teresina, nesta segunda-feira (12), também se consideram sobreviventes. O acidente aéreo ocorreu minutos após os trabalhadores saírem da área aberta  para o refeitório. No momento havia seis pessoas que foram os primeiros a auxiliar no resgate do piloto e dos ocupantes do avião de pequeno porte. 

"Foi Deus que parou. Tinha cinco trabalhadores no descanso. Levantaram assustados. Foi um estrondo grande, tipo explosão, a poeira subindo. Corri e vi meus amigos todos bem, mas perdidos, zonzos. Foi Deus, pois estava no horário do descanso e a gente trabalha por toda a área do campo", desabafa o operário Francisco de Sousa Santos. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Rui Gomes também trabalha na reforma do campo. Ainda trêmulo, mesmo horas após o acidente aéreo, ele descreve o que ouviu e viu durante a queda. 

"Não chegou a incendiar, mas fumaçou o avião. Foi coisa de louco. Pensei que ia acabar o mundo! a gente estava no horário de descanso. Foi por volta de meio-dia, estávamos descansando e ouvimos o estouro. Quando olhamos, era aeronave. Saímos correndo com medo dela explodir! ela se arrastou, bateu nos fios e parou. Conseguimos tirar as pessoas do avião. Uma senhora, duas jovens, a bebezinha.  O piloto foi retirado por um rapaz", conta Gomes. 

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Ele relata ainda como estavam os passageiros da aeronave. 

"Estavam presos por causa das cadeiras, mas conseguimos tirar. A senhora machucou o rosto, tinha sangue acima dos olhos, e disse que estava sentindo dor na coluna. O piloto estava um pouco ferido. Não estavam muito grave. Conseguimos tirar eles e colocar na sombra até a chegada do Samu. Eles ainda falaram que passaram no aeroporto para abastecer, levantaram voo e deu pane, daí procuraram um lugar para pousar", relata o operário. 

SOBRE O ACIDENTE

O avião monomotor fez um pouso de emergência no fim desta manhã,  no campo de futebol Bariri,  situado no bairro Vila Operária, zona Norte de Teresina. A aeronave era pilotada pelo advogado e piloto Arcedino Concesso. Além dele, mais quatro pessoas estavam como passageiros e também sobreviveram. 

Equipes do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já estiveram no local. As causas do acidente ainda serão apuradas. 

 

Graciane Araújo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais