Abdias Queiroz, pioneiro do judô no Piauí, morre aos 88 anos

        Ver essa foto no Instagram                      

Uma publicação compartilhada por Associação Judô Queiroz (@judoqueiroz)

 

Pioneiro do Judô no Piauí, Abdias Queiroz morreu aos 88 anos em Teresina neste sábado (17) após uma parada cardíaca depois de complicações de um procedimento cirúrgico. O velório aconteceu na Funerária Pax União, na capital, e o sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (18) no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Abdias Queiroz nasceu em Quixadá, no Ceará, mas mudou-se para Teresina no início da década 1970 como instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Após estabilizar-se no novo estado, trouxe a família, que ficara no Ceará, e começou a ensinar judô aos filhos com tatame e judogis improvisados, em casa mesmo. Formou nove filhos faixas-pretas e ajudou a disseminar o judô pelo estado.  

Em nota, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) destacou Abdias Queiroz como um dos “grandes mestres e entusiastas” do esporte no país. “A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”, diz o texto. 

Da Redação redacao@cidadeverde.com