Cidadeverde.com

Abdias Queiroz, pioneiro do judô no Piauí, morre aos 88 anos

Imprimir

 

Pioneiro do Judô no Piauí, Abdias Queiroz morreu aos 88 anos em Teresina neste sábado (17) após uma parada cardíaca depois de complicações de um procedimento cirúrgico. O velório aconteceu na Funerária Pax União, na capital, e o sepultamento ocorreu na manhã deste domingo (18) no Cemitério Jardim da Ressurreição.

Abdias Queiroz nasceu em Quixadá, no Ceará, mas mudou-se para Teresina no início da década 1970 como instrutor de defesa pessoal da Polícia Militar do Piauí (PM-PI). Após estabilizar-se no novo estado, trouxe a família, que ficara no Ceará, e começou a ensinar judô aos filhos com tatame e judogis improvisados, em casa mesmo. Formou nove filhos faixas-pretas e ajudou a disseminar o judô pelo estado.  

Em nota, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) destacou Abdias Queiroz como um dos “grandes mestres e entusiastas” do esporte no país. “A CBJ enaltece o legado deixado por Abdias Queiroz na promoção da filosofia e dos valores do judô e se solidariza aos familiares, amigos e alunos do professor nesse momento difícil de dor e despedida”, diz o texto. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais