Piauí deve contratar mais de 3.500 unidades habitacionais

Nos próximos meses, serão contratadas um total de 3.555 unidades habitacionais, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério das Cidades do Piauí. O anúncio foi feito por meio das portarias que regulamentam as novas contratações da Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida, destinado a famílias com renda de até R$ 2,6 mil. O objetivo da ação é suprir a demanda habitacional do estado e reduzir o déficit de moradias.

Até o dia 28 de dezembro de 2023, o Governo Federal estabeleceu a meta de contratar, junto às construtoras, 130 mil unidades habitacionais em todo o Brasil. O valor das prestações mensais será proporcional à renda, com o mínimo estipulado em R$ 80. 

De acordo com o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) do estado do Piauí, Carlos Edilson, serão contratadas um total de três mil e quinhentas e cinquenta e cinco unidades habitacionais. O prazo para firmar parceria com a Caixa Econômica Federal e dar início às construções é até o final do ano.

Os contratos podem ser realizados entre a Caixa e o governo estadual, bem como entre a Caixa e os governos municipais. No entanto, ainda não foi definido o número de unidades habitacionais para cada município. A ADH aguarda a instrução normativa que irá determinar a divisão e como os municípios poderão ter acesso a essas unidades habitacionais.

Por Edielson Mota

jornalismopicos@cidadeverde.com