PM capacita mais de 100 policiais para expandir a Patrulha Maria da Penha pelo interior

Fotos: Ascom/PM-PI

Da Redação

A Polícia Militar do Piauí, através do Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), finalizou na quinta-feira (23), o II Curso de Capacitação ao Atendimento a Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar. Mais de 100 policiais militares foram capacitados para atuar na Patrulha Maria da Penha e em seus serviços.

De acordo com a Coronel Elza Rodrigues, Comandante do CPCOM, a meta de descentralizar a patrulha da capital já foi atingida, com as bases de Piripiri, Parnaíba, Floriano e Picos. Com o curso e os novos formados, o objetivo é levar o serviço para os batalhões de todo o estado.

"É de fundamental importância, pois vai contribuir para a expansão da Patrulha Maria da Penha em outros batalhões do interior do estado. Nossa meta já foi atingida, que era descentralizar para as cidades Piripiri, Parnaíba, Picos e Floriano. Já aconteceu e nós agora vamos expandir para outras cidades, outros batalhões,. O curso foi decisivo, os policiais se sensibilizam pela integridade da mulher e a sensibilidade de gênero", disse.

Até o final deste ano, cada batalhão do interior do estado vai contar com o serviço da Patrulha Maria da Penha 24 horas, é o que garante o Comandante Geral da PMPI, Coronel Scheiwann Lopes.

“Nós saímos de duas Patrulhas Maria da Penha neste ano para mais de 18 unidades no interior, justamente estamos levando a Patrulha Maria da Penha para todos os municípios do Piauí. Todos os batalhões do interior terão uma guarnição da Patrulha Maria da Penha com a viatura lilás. Até o final do ano composta por policiais militares 24 horas a disposição das nossas mulheres vítimas de violência, tanto para a prevenção quanto para o acompanhamento das medidas protetivas”, enfatiza. 

Cerca de 318  mulheres são atendidas pelo serviço das Patrulhas Maria da Penha no Piauí.