Câmara fará audiência conjunta com TCE e deve convocar ex-presidentes da FMS

Foto: Fernanda Ito Ota/Cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

Os três os ex-presidentes e o atual gestor, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Italo Costa, devem ser convocados para uma audiência publica na Câmara Municipal de Teresina, segundo apurou o Cidadeverde.com, nesta quinta-feira (2). A ação no Legislativo acontece, após a conclusão de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) na pasta. 

Passaram pela presidência da FMS o médico Gilberto Albuquerque, a enfermeira Clara Leal e o procurador Ari Ricardo. Além destes, o vice-prefeito Robert Rios (MDB) também deverá ser convidado para participar das oitivas. 

Em entrevista à reportagem, o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), informou que vai se reunir com o conselheiro Kennedy Barros. Segundo ele, a ideia  é de que a audiência pública aconteça em conjunto com o TCE-PI. 

“Eu mantenho o entendimento que a gente deva realizar uma audiência pública aqui em conjunto. Tribunal de Contas, Câmara municipal e as partes envolvidas. Que juntos a gente possa buscar respostas de caráter imediato para o problema da saúde de Teresina, que vem atingindo e afligindo muitas pessoas, principalmente aqueles mais vulneráveis que precisam do nosso sistema único de saúde”, declarou.

Ele ainda disse a Câmara fará a audiência com base no relatório feito pelo TCE e que é preciso analisar a responsabilidade pela saúde em âmbito municipal, estadual e federal. 

“A ideia é que a gente possa escutar todos os envolvidos, os gestores sobre o que aconteceu com a saúde do município. É importante lembrar que quando a gente fala de saúde a gente tem que pegar a linha de responsabilidade que vem desde o âmbito federal, estadual e municipal. Todavia, para que a gente possa fazer essa discussão de forma mais ampla, nós iremos precisar desse relatório”, disse.

Tags: TCEFMS