Cinco suspeitos de tentar matar detento dentro de penitenciária de Teresina são presos

Foto: Polícia Civil 

Cinco detentos, identificados apenas pelas iniciais J.C.V.J, L.S.G, W.L.C.S, W.S.B e R.P.F.F, tiveram mandados de prisão preventiva cumpridos nesta segunda-feira (15) em decorrência de uma tentativa de homicídio contra outro detento nas dependências da Penitenciária José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina.

De acordo com a investigação, no dia 29 de janeiro deste ano, por volta das 9h30, policiais penais realizavam a triagem e revista de cerca de 30 custodiados em uma cela quando os suspeitos, em posse de uma muleta pontiaguda pertencente a um detento, tentaram tirar a vida da vítima R.O.C., também recluso no sistema penitenciário.

A muleta havia sido previamente alterada para ter uma extremidade pontiaguda, tornando-se um instrumento lesivo, utilizado para ferir a vítima.

A apuração indicou que a motivação do crime foi a decisão de R.O.C. de se desmembrar de uma facção criminosa para integrar outra organização.

A Polícia Civil acrescentou que as prisões ocorreram em diversas unidades do sistema penitenciário estadual e que o Ministério Público do Estado, no dia 5 de julho, já havia oferecido denúncia contra os cinco presos, tornando-os réus nos crimes citados.

A ação foi realizada pela 4ª Delegacia Seccional de Teresina, em conjunto com a Secretaria de Justiça (SEJUS).