Em 10 anos, produção do mel cresceu 432% no Piauí

Foto: Geirlys Silva

A produção de mel orgânico tem projetado o Estado do Piauí a um cenário de destaque no restante do país e também em países do exterior. Em 10 anos, a apicultura cresceu 432%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com a expansão da produção do mel, em 2023, o Piauí foi responsável por 36,6% da exportação de mel para o exterior, se concretizando como o maior produtor no cenário brasileiro. 

O número representa que este é um setor relevante para a economia do estado, mas que também simboliza mudança na qualidade de vida de quem atua com esse trabalho. Algumas famílias, como a do apicultor e administrador Luiz Henrique Oliveira, de 28 anos, têm passado a atividade de geração em geração. Morador da localidade Fava, no município de Isaías Coelho, ele conta que o trabalho na apicultura começou com o avô, e que hoje, ele e os irmãos seguem na atividade.

“A apicultura para a gente aqui começou com o meu avô. Foi passando para o meu pai, meus tios, e assim sucessivamente. Hoje em dia, todos nós, de maneira direta ou indireta, mexemos com essa prática, com o mel. É uma atividade muito importante, que agregou muito à nossa renda, tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico da nossa família. É uma atividade rentável que está prosperando, principalmente na nossa região,” cita Luiz Henrique.

Com informações ASCOM Governo do PI