Lei vai incentivar a adoção de animais abandonados no Piauí

Foto: Reprodução

Foi sancionada nesta quinta-feira (1º) uma lei que institui o programa estadual "Adote um animal". A nova lei objetiva incentivar a adoção a cães e gatos que estejam em situação de abandono ou em centros de controle de zoonoses da rede pública do Piauí. 

A lei, que é de autoria do deputado estadual Aldo Gil (PP) também aponta a necesisdade de ações preventivas, educativas e de assistência aos animais abandonados. A lei também estimula a participação de pessoas físicas ou jurídicas sob a forma de doação de serviços, como banho e tosa, bem como atendimento veterinário em tratamento clínico ou cirúrgico (incluindo castração), também medicação ou consultas e a doação de insumos e equipamentos.

Com a nova legislação, também há o incentivo à organização de campanhas relativas ao bem estar animal, como feiras de adoções, campanhas educativas sobre guarda responsável e bem estar animal.

A normativa também cita a necessidade de os animais participantes dos eventos ou campanhas de adoção estarem vermifugados e vacinados.