Câmara aprova convocação da secretária da Semduh para esclarecer crise no lixo

Foto: Tarcio Cruz/Cidadeverde.com

A Câmara Municipal de Teresina aprovou a convocação da secretária de Desenvolvimento Urbano de Teresina, Tatiana Guerra, para esclarecer a crise enfrentada na coleta de lixo da capital. A expectativa é que na próxima semana a gestora compareça ao parlamento. Pelo regimento da Câmara, como foi uma convocação, o gestor tem obrigação de comparecer ao parlamento, diferentemente de um convite.

Desde a semana passada, diversos pontos de acúmulo de lixo foram registrados nas ruas de Teresina. O contrato emergencial com a empresa Litucera, que fazia a coleta da capital, foi suspenso, e um novo consórcio assumiu a operação.

Autor do requerimento, o vereador Luiz Lobão (MDB) comentou a convocação.

“Falo do problema do lixo há algum tempo. Fizemos três audiências e chegou onde chegou. Teresina hoje está um lixão. A empresa que prestava serviço foi suspensa pelo Tribunal de Justiça. A gente vem alertando sobre esses contratos emergenciais consecutivos. Esta casa aprovou a convocação da secretária Tatiana Guerra para que preste os esclarecimentos necessários para a população de Teresina”, afirmou Luiz Lobão.

O parlamentar lamentou o cenário atual de Teresina.

“Ontem circulamos pelos quatro cantos de Teresina e são vários lixões a céu aberto. A gente foi ao Parque Piauí, o mercado estava lotado de lixo desde a semana passada. Hoje a gente vai a Santa Maria da Codipi, aqui na região norte, lixo para todo lado”, afirmou.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a assessoria de comunicação da Semduh, porém não obteve resposta.