TCE aponta que 99% dos municípios piauienses não têm destinação final dos lixos

Fotos ilustrativas do TCE/Ascom

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aponta que 99% dos municípios piauienses não têm destinação final dos resíduos sólidos gerados pelos domicílios. De acordo com a pesquisa, a implantação de aterros sanitários custaria um total de R$ 65,8 milhões por ano. O estudo foi realizado pela Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA) do TCE. 

O relator do levantamento é o conselheiro substituto Jackson Veras, e o estudo foi apresentado e votado na sessão plenária de ontem (22), com encaminhamentos aprovados por unanimidade. A equipe técnica do TCE, por sua vez, utilizou dados de janeiro de 2022 a dezembro de 2023. 

“Para que os lixões sejam definitivamente encerrados no Piauí os estudos indicaram que basta a operação de sete aterros sanitários localizados em pontos estratégicos, que teriam a capacidade de receber os rejeitos gerados pelos municípios que, de forma compartilhada, poderiam utilizar os serviços desses aterros”, disse  o auditor Bruno Cavalcanti, diretor de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do TCE-PI e supervisor do levantamento.

Entre as dificuldades apontadas para a erradicação dos lixões são a escassez de recursos financeiros para viabilizar soluções individuais, a falta de conhecimento dos gestores municipais sobre os custos associados à adoção de práticas ambientalmente adequadas. 

O TCE pontou que serão necessários os serviços de sete aterros sanitários associados a 40 unidades de transbordo para tratar os resíduos sólidos coletados nos municípios piauienses. Desses, foram identificados três já existentes, localizados nos municípios de Buriti dos Lopes, Altos e Água Branca. O estudo revelou ainda que é necessária a implantação de mais 04 aterros sanitários, para atender a região sul do Estado, que, de acordo com o estudo, poderiam ser localizados estrategicamente nas regiões de Picos, Floriano, Canto do Buriti e Corrente.