Negligência responde por 20% das denúncias no Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar já recebeu 300 denúncias este ano e 60 delas são contra pais negligentes, o que inclui desleixo e omissão, de acordo com Washington Ferreira, secretário executivo do Conselho Tutelar.  O exemplo da criança de três meses, que morreu sozinha em casa, "mostra o quanto a sociedade ainda não entendeu a responsabilidade da família na criação da criança", afirma o conselheiro Dimas Leonardo Batista.   Matéria relacionada Dona de bar depõe no caso da criança "abandonada" Bebê de 3 meses morre ao ser deixado sozinho   Ainda segundo ele, as pessoas imaginam que a responsabilidade maior é do Estado. "O Estatuto da Criança e do Adolescente diz que a responsabilidade é primeiro da família, depois da sociedade e por último do Estado", explica.   Foto: Carlos Lustosa Filho/CidadeVerde.com Dimas: casos de negligência são comuns

O estatuto põe como negligência não só deixar a criança sozinha, mas também permitir que ela saia sozinha na rua, não dar atenção, deixar que ela permaneça doente e até não zelar pela higiene pessoal dela, dentre outros casos.

"Esse crime de omissão não acontece somente nas classes pobres. Muitos pais acreditam que somente porque estão dando comida e escola já estão cumprindo com seu dever, mas a criança e o pré-adolescente necessitam de uma atenção maior, de afeto e acompanhamento dos pais", diz.

Carlos Lustosa Filho (flash do Conselho Tutelar)Leilane Nunes (redação)redacao@cidadeverde.com

Tags: