Pessoas com gripe devem ir ao médico em até 48h, diz secretaria

A Secretaria Estadual de Saúde alterou o protocolo do Ministério da Saúde no estado e recomendou durante coletiva na Escola Fazendária que as pessoas que apresentarem sintomas de febre alta e tosse devem procurar seu médico em até 48h. Anteriormente, a orientação era de que o paciente também tivesse falta de ar.

A medida aparece após a confirmação do primeiro óbito por Gripe A no estado. Até o momento foram registrados 109 casos confirmados no Piauí. Segundo o membro da Comissão Estadual de Enfrentamento da Pandemia de Influenza A, infectologista Pedro Leopoldino, antes, só poderiam ser internadas pessoas com síndrome de respiração aguda. “Agora quem tem febre alta e tosse deve procurar um médico em até 48 horas”, descreve.

Leopoldino afirma que os pacientes devem procurar o seu médico, seja no posto de saúde, hospital público ou particular e este profissional irá avaliar a necessidade da realização do exame para o vírus H1N1, causador da doença. Mesmo que não seja necessário o exame, o médico pode clinicar e receitar algum medicamento.

Escola A Coordenadora de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba, recomendou ainda durante a entrevista que alunos, professores e funcionários que estiverem com Gripe A não devam ir para escola. A medida visa diminuir a propagação do vírus H1N1. “Não há orientação de suspensão total, mas servidores e alunos com sintomas de gripe não devem ir para aulas”, adverte.   Flash de Yala Sena (direto da Escola Fazendária) Redação Carlos Lustosa Filho redacao@cidadeverde.com
Tags: