Cidadeverde.com

Defesa Civil de Teresina entrega kits de construção a vítimas de desastres

Imprimir

Mais de 100 kits de construção serão entregues pela Secretaria Municipal de Defesa Civil de Teresina às famílias que perderam suas casas em decorrência de desastres naturais. A iniciativa em favor dos desabrigados iniciou no ano passado e alcançou mais de 120 famílias.

A respeito dessas ações, o prefeito Dr Pessoa tem pedido urgência e prioridade.

“Precisamos agir com diligência para ajudar essas famílias a reconstruírem suas vidas. Em momentos de crise, como desastres naturais, a solidariedade e a assistência governamental efetiva e eficaz desempenham papéis fundamentais na reconstrução das comunidades afetadas”, ressalta.

O trabalho acontece com o envio de equipes da SEMDEF aos locais dos danos. Feita a vistoria, é emitido um laudo que tem a finalidade de direcionar as ações a serem tomadas para ajudar as famílias. Cada kit entregue é composto de uma variedade de materiais necessários para o reparo e reconstrução das moradias, incluindo cimento, telhas, blocos cerâmicos, areia, caibros, frechais, linhas, ripões, cal e colunas de ferro.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Marcos Venícios Andrade de Araújo, o impacto desses kits de construção vai muito além da simples entrega de materiais.

"Eles representam uma oportunidade de recomeço para as famílias afetadas, permitindo que reconstruam suas casas e suas vidas após a devastação causada pelos desastres naturais”. Ele explica que a distribuição desses kits de construção é realizada de forma coordenada com prioridade para as famílias mais vulneráveis e necessitadas.

Como proceder

As famílias afetadas precisam entrar em contato com a Defesa Civil do Município e registrar os danos sofridos por meio do número 199 (telefone de plantão 24 horas da Defesa Civil). A partir daí, haverá uma avaliação de necessidades e, caso priorizadas, receberão os kits de construção para começar o processo de reconstrução de suas casas.

Doutor Pessoa explica que as equipes da SEMDEF trabalham em estreita parceria com as autoridades locais para identificar as áreas mais afetadas e garantir que a assistência chegue às mãos daqueles que mais precisam.

Dona Maria de Lourdes Alves, do povoado Fazenda Soares, representa uma das famílias contempladas pelo programa. Segundo ela, “ a Secretaria de Defesa Civil de Teresina é um exemplo de como as prefeituras e os governos devem fazer para socorrer as comunidades em tempos de crise”. Outra família beneficiada é a de Dona Leide Sousa, da localidade São Vicente de Cima. Ela diz que a entrega dos materiais para a reconstrução de sua casa e também de outras famílias, num momento tão dramático, ajuda a iluminar o caminho e acende os corações de esperança.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais