Procurador: lista de impugnados pode aumentar nos próximos dias

O procurador geral eleitoral, Marco Aurélio Adão, confirmou hoje que a lista de candidatos com pedidos de impugnação das candidaturas pode aumentar nos próximos dias. Ele alerta que o Ministério Público Eleitoral ainda analisa o caso daqueles que registraram suas candidaturas individualmente, após o prazo do registro feito por partidos e coligações.

Segundo o procurador, existe ainda os casos de candidatos que não apresentaram a documentação completa. "Aqueles candidatos que faltam apresentar certidões criminais e cíveis ou outros documentos precisam levar essa documentação ao TRE. Existem muitos com pendências e isso pode ser a causa de indeferimento de candidaturas", alerta.

Os candidatos citados na lista dos pedidos de impugnação têm cinco dias para recorrer. Enquanto as ações são apreciadas, os candidatos podem continuar em campanha. As respostas para essas ações vêm até o dia 05 de agosto. Depois eles podem ainda recorrer ao TSE e ao STF.

Além do Ministério Público Eleitoral, partidos e coligações também podem entrar com ação contra candidatos. O cidadão comum, caso queira denunciar algum candidato com atitude ilegal ou irregular, pode procurar o MPE e provocar uma ação.

O procurador avalia que o saldo deste início de campanha é positivo. "Nós queremos deixar claro que o Ministério Público considera a campanha algo bom, salutar. Mas sempre que verificarmos uma campanha irregular, indevida, nós agiremos", finalizou.Veja lista dos candidatos com pedidos de impugnação

Governador Francisco Barbosa de Macedo (PMN) - ação da Procuradoria Senador Heráclito Fortes (DEM) - ação da Procuradoria, PV Piauí, e Major Avelar (PSL) Wellington Dias (PT) - ação da Procuradoria e PV Piauí Mão Santa (PSC) - ação da Procuradoria Gervásio Santos (PSTU) - ação da Procuradoria 1º suplente de Senador Alberto Luiz Freitas Monção (PSOL) - ação da Procuradoria 2º suplente de Senador Francisco das Chagas Silva Vale (PSOL) - ação da Procuradoria Álvaro Nery (PMN) - ação da Procuradoria Deputado Federal Joaquim Saraiva (PR) - ação da Procuradoria Pastor Felipe (PDT) - ação da Procuradoria José João (PMN) - ação da Procuradoria Zé Neri (PP) - ação da Procuradoria Roberto John (PT) - ação da Procuradoria Ubiratan Benvindo (PRP) - ação da Procuradoria Raimundo Nonato Bona Carbureto (PMDB) - ação da Procuradoria Aluizio Ernesto (PHS) - ação da Procuradoria Antônio Carlos de Oliveira (PT do B) - ação da Procuradoria Carlos Henrique Nery Costa (PT) - ação da Procuradoria Cleoplinho Dias da Silva (PV) - ação da Procuradoria Deputado Estadual José Maria Monção (PTB) - ação da Procuradoria Luis Carlos do Nascimento (DEM) - ação da Procuradoria Luis Carlos da Silva (PT do B) - ação da Procuradoria Valdemar Machado (PSB) - ação da Procuradoria Roncalli Paulo (PSDB) * - ação da Procuradoria João Falcão Neto (PSC) - ação da Procuradoria Marcos Almeida (PTB) - ação da Procuradoria Maria de Jesus Cardoso da Costa (PSDB) - ação da Procuradoria Paulo César Vilarinho Soares (PTB) - ação da Procuradoria Raimundo Lima de Almeida (PT do B) - ação da Procuradoria Pedro Henrique de Area Leão Costa (PTB) - ação da Procuradoria Jorge Lopes (PTB) - ação da Procuradoria Elza Waquim Bucar de Almeida Nunes (PDT) - ação da Procuradoria Antônio Reinaldo (PMN) - ação da Procuradoria Não constam no site do TSE Antônio de Deus Neto - ação da Procuradoria Carlos Luís Nunes de Barros - ação da Procuradoria * O nome de Roncalli Paulo ainda não consta no site do TSE, mas o mesmo já efetuou registro.

Leilane Nunesleilanenunes@cidadeverde.com