Zilton Duarte é contra barragens e quer reduzir mandato de senador

O candidato ao Senado, Zilton Duarte (PSOL), em entrevista ao jornal Notícia da Manhã falou sobre suas propostas, caso seja eleito. Ele declarou-se contra a construção das cinco barragens previstas no leito do Parnaíba e defende ainda a redução do mandato de senador.

“A construção das barragens no Parnaíba transformarão o rio em um lago”, pontuou. Duarte defendeu ainda uma mobilização popular contra este tipo de obras.

Uma de suas outras propostas é “radicalizar” a reforma agrária colocando sobre o controle dos trabalhadores a produção de alimentos, desapropriando os latifúndios e incentivando a produção apenas para o consumo interno. “Acreditamos que só assim a sociedade estará bem assistida”, justifica.

PolíticaDuarte pretende ainda que o mandato de Senador seja reduzido de 8 para 5 anos. Segundo ele, esta é uma maneira de diminuir a corrupção e o desvio do dinheiro público. “Passa-se a ideia de que todos os políticos são farinha do mesmo saco. Parece que lá no senado é que as leis são destruídas, não construídas. Os trabalhadores precisam ter o controle”, pontua

Cooptação O candidato falou ainda que lideranças do MST e do movimento sindical urbano foram cooptadas a aceitar as ações do governo federal, que “trabalha para enriquecer empresários”.

AlvoradaO candidato falou ainda que um dos motivos para a criação do PSOL foi o descontentamento de uma ala de petistas. “Eles se sentiam órfãos dos projetos sociais. O PT havia se dissociado do ideal socialista”, afirma.

Flash Leilane NunesRedação Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com