Casa da Cultura realiza oficina de xilogravura durante a semana

Durante toda esta semana, a Casa da Cultura de Teresina é o centro das discussões sobre as manifestações culturais piauienses com a realização da II Mostra da Cultura Popular – Ano Noé Mendes. Realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, o evento promove debates e apresentações artísticas, além de oficinas gratuitas. Uma delas é a de xilogravura, ministrada a partir das 8h pela artista plástica Yolanda Carvalho.

A II Mostra da Cultura Popular – Ano Noé Mendes- iniciou na manhã desta terça-feira com solenidade na Casa da Cultura e tem como objetivo discutir acerca dos caminhos pelos quais deve seguir o manejo criativo e a divulgação do fazer cultural. “É uma forma de resgatar e propiciar um diálogo sobre as manifestações culturais. É uma forma que encontramos para garantir a sobrevivência e de dar ainda mais brilho à cultura popular”, explica Laurenice França, presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.Uma das formas de trabalhar a cultura popular é através de oficinas realizadas dentro da mostra, como a de Brinquedos Populares - promovida por Marilene Evangelista-, Percussão – ministrada por Abul-, Artesanato Orgânico [ministrada pelo paulista Omar Leotti na Escola Santo Socorro, no bairro Socopo], realizadas durante a tarde. Pela manhã, a Casa da Cultura abriga uma oficina gratuita de xilogravura contemporânea ministrada pela artista plástica e diretora da casa, Yolanda Carvalho. São 10 vagas destinadas a estudantes de artes plásticas ou artistas. As aulas iniciam às 10h e todo o material será fornecido pela FMC. “É uma oficina de xilogravura em que o aluno tem liberdade para criar, diferente da tradicional”, explica Yolanda.

 

Xilogravuras

Xilogravuras do século XVI ilustrando a produção da xilogravura. No primeiro: ele esboça a gravura. Segundo: ele usa um buril para cavar o bloco de madeira que receberá a tinta.

É uma técnica em que se entalhar na madeira, com ajuda de instrumento cortante, a figura ou forma (matriz) que se pretende imprimir. Em seguida usa-se um rolo de borracha embebecida em tinta, tocando só as partes elevadas do entalhe. O final do processo é a impressão em alto relevo em papel ou pano especial, que fica impregnado com a tinta, revelando a figura. Entre as suas variações do suporte pode-se gravar em linóleo (linoleogravura) ou qualquer outra superfície plana. Além de variações dentro da técnica, como a xilogravura de topo.

ANO NOÉ MENDES

O homenageado da Mostra de Cultura Popular deste ano indubitavelmente fez por merecer ter seu nome em avenidas e espaços para shows e outras atividades, como o teatro e a dança, seja regional ou não. Noé Mendes de Oliveira, o Mestre do Folclore Piauiense, foi um dos maiores entusiastas e semeadores da cultura do nosso Estado e da nossa capital, tendo realizado inúmeras pesquisas, convivências e, sobretudo, ações culturais.

 

Confira a programação completa:

Palestras: Auditório da Casa da Cultura às 10hDia 18 – Grupos de Bois no Piauí (Chiquinho Pereira)Dia 19 – Os interiores na Capital (Fonseca Neto)Dia 20 – Arte popularização da fotografia em Teresina (Dez Photo)

Oficinas: 17 a 20 de agosto às 14h- Brinquedos Populares (Marilene Evangelista)- Pandeiro e outras percussões (Abul)- Artesanato Orgânico – Escola Santo Afonso, Socopo (Omar Leotti)

 

Oficina pela manhã: 17 a 20 de agosto às 8h- Xilogravura (Yolanda Carvalho)

Conversa de Terreiro: Pátio da Casa da Cultura às 18hDia 17 – Melquíades Barroso e Conceição Farias- A serenata em Teresina- Reisado Estrela da Mata (Comunidade Boquinha)

Dia 18 – Mestre Agenor- Banda Eucapiau- Cia Equilíbrio de Dança (Coreografia TERESINANÇA)Dia 19 – Joaquim da Matta- Os violeiros no Piauí- Dança: lendário PiauienseEncerramento: Casa da Cultura dia 20 às 18h

- Grupo ArtDança (regional Teatro do Boi)- Conjunto Roque Moreira e Os Amigos do Baião.

 

Serviço:Evento: II Mostra de Cultura Popular – Ano Noé MendesLocal: Casa da Cultura de TeresinaData: 17 a 20 de agosto de 2010Horário: 10h, 14h e 18hMais informações: 3215-7828 ramal 8