Surto de diarreia mata bebê e deixa 23 doentes em Batalha

Um surto de diarréia está preocupando os moradores do povoado Pedra Miúda, localizado a cerca de 10km do centro da cidade de Batalha. 23 pessoas deram entrada no sábado (21) com sintomas de forte dor de barriga e uma menina de 9 meses de idade faleceu por conta da doença. A causa do problema ainda não foi identificada.

Segundo o avô da bebê, Antonio Osvaldo da Silva, 43 anos, a doença começou no último dia 19. “De quinta-feira pra cá, apareceu esse problema. A gente fica com febre, calafrios, obrança e vomitando”, descreve o agricultor que é conhecido como Toní, na região.

Seu Toní afirma que as autoridades desconfiam da água, mas ele mesmo tem suas reservas. “Falam que acham que é a água do chafariz, só que tem várias águas diferentes, de poço, de cacimbão; as pessoas que estão doentes não é só da água do chafariz. Agora, a caixa d’água que atende parte da comunidade vive destampada há mais de três anos. Estamos cansados de pedir uma tampa para a caixa d’água pro prefeito e nada”, descreve.

O agricultor diz ainda que ele, sua filha, seu genro e a outra filha do casal que sobreviveu também estavam adoentados e tiveram alta do Hospital Messias Melo ao meio-dia deste domingo (22) e que mais gente ainda está com os mesmos sintomas na Pedra Miúda. “Lá tinha muita gente daqui”, diz. Na localidade vivem aproximadamente 50 famílias.

SaúdeA diretora do Hospital Messias Melo, Maria de Jesus da Silva Carvalho, informou ao CidadeVerde.com que 26 pessoas, deram entrada e que sete ainda estão aguardando alta. “A criança faleceu na comunidade. Ontem encontrei duas mães chorando no hospital e perguntei o que era, elas contaram do caso e eu entrei em contato com a secretária de Saúde, para pegar o pessoal e trazer para o hospital”, descreve.

Segundo a diretora, a prefeitura enviará nesta segunda uma equipe da vigilância epidemiológica ao povoado para colher amostras da água e encaminhar a Teresina para a realização de exames. “A doença está numa só localidade, mas são várias fontes de água, poço tubular, olho d´água. Então vamos ver se é alguma coisa na água mesmo ou em alguma comida que foi ingerida”, afirma.

Esta matéria foi revisada na manhã desta segunda (23). Após a apuração o município em que aconteceu o surto de diarreia foi Batalha, não Barras como estava noticiado anteriormente. Nenhum caso semelhante foi registrado em Barras. Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com