Cidadeverde.com

Surto de diarreia mata bebê e deixa 23 doentes em Batalha

Imprimir

Um surto de diarréia está preocupando os moradores do povoado Pedra Miúda, localizado a cerca de 10km do centro da cidade de Batalha. 23 pessoas deram entrada no sábado (21) com sintomas de forte dor de barriga e uma menina de 9 meses de idade faleceu por conta da doença. A causa do problema ainda não foi identificada.


Segundo o avô da bebê, Antonio Osvaldo da Silva, 43 anos, a doença começou no último dia 19. “De quinta-feira pra cá, apareceu esse problema. A gente fica com febre, calafrios, obrança e vomitando”, descreve o agricultor que é conhecido como Toní, na região.


Seu Toní afirma que as autoridades desconfiam da água, mas ele mesmo tem suas reservas. “Falam que acham que é a água do chafariz, só que tem várias águas diferentes, de poço, de cacimbão; as pessoas que estão doentes não é só da água do chafariz. Agora, a caixa d’água que atende parte da comunidade vive destampada há mais de três anos. Estamos cansados de pedir uma tampa para a caixa d’água pro prefeito e nada”, descreve.


O agricultor diz ainda que ele, sua filha, seu genro e a outra filha do casal que sobreviveu também estavam adoentados e tiveram alta do Hospital Messias Melo ao meio-dia deste domingo (22) e que mais gente ainda está com os mesmos sintomas na Pedra Miúda. “Lá tinha muita gente daqui”, diz. Na localidade vivem aproximadamente 50 famílias.


Saúde


A diretora do Hospital Messias Melo, Maria de Jesus da Silva Carvalho, informou ao CidadeVerde.com que 26 pessoas, deram entrada e que sete ainda estão aguardando alta. “A criança faleceu na comunidade. Ontem encontrei duas mães chorando no hospital e perguntei o que era, elas contaram do caso e eu entrei em contato com a secretária de Saúde, para pegar o pessoal e trazer para o hospital”, descreve.


Segundo a diretora, a prefeitura enviará nesta segunda uma equipe da vigilância epidemiológica ao povoado para colher amostras da água e encaminhar a Teresina para a realização de exames. “A doença está numa só localidade, mas são várias fontes de água, poço tubular, olho d´água. Então vamos ver se é alguma coisa na água mesmo ou em alguma comida que foi ingerida”, afirma.



Esta matéria foi revisada na manhã desta segunda (23).

Após a apuração o município em que aconteceu o surto de diarreia foi Batalha, não Barras como estava noticiado anteriormente. Nenhum caso semelhante foi registrado em Barras.


Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais