Coordenadora do PT/PI mostra plano de Dilma para setor agrário

A secretária do Setorial Agrário do PT nacional, Lucivânia Blandtt, apresenta na manhã desta segunda (23) em Teresina as diretrizes de governo da candidata à presidência Dilma Rousseff para o setor durante o 2º Encontro Estadual do Setorial Agrário do partido, que começa a partir das 8h30.

De acordo com a secretária do setorial no Piauí, Socorro Vasconcelos, após a palestra ministrada por Lucivânia, será consolidado o documento que teve início no 1º encontro estadual e que reza sobre o que é necessário melhorar no setor agrário piauiense.

“Vamos fazer um levantamento do que foi conseguido avançar, na reforma agrária, nos programas sociais, assistência técnica, estruturação da Emater o que falta ser feito”, descreve Vasconcelos. Para ela, a questão principal do setor agrário no Piauí é a regularização das terras. “O ponto crucial para alavancar o Estado é a regularização. Nos cerrados há muitas áreas com latifúndios, grandes empresas e muitos posseiros sem titularidade. A tendência é ter conflitos. Existem ainda as fazendas estaduais que precisam ser regularizadas. Esse é o nó maior do desenvolvimento rural”, pontua.

Vasconcelos explica que há propriedades particulares no Piauí que chegam a ter 100 mil hectares e só com um levantamento e a estruturação dos órgãos responsáveis pela questão territorial do Estado é que se obterá sucesso nas demais políticas agrárias, já que este é o ponto de partida para todas elas. Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com