Escola Municipal do Porto Alegre não começa aulas por falta de carteiras

A Unidade Escolar Océlio Leitão, no bairro Porto Alegre, ainda não teve o seu início de ano letivo. O problema com a falta de carteiras atrasou o início das aulas que deveria ter acontecido no dia 7. A escola atende a cerca de 1.300 alunos.

Segundo a diretora Valdirene Evangelista, pais e professores estão preocupados porque o atraso prejudicará o aprendizado dos alunos e atrasará o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios.

Cerca de 150 carteiras estão quebradas na escola o que equivale a três salas de aula. Evangelista foi feita uma licitação e a previsão da secretaria de educação é que o material seja entregue até a próxima semana.

O secretário Ribamar Torres em entrevista ao Notícia da Manhã disse que há um problema no excesso de matrícula e a falta de zelo dos alunos com o patrimônio escolar. “Esse patrimônio é público. A gente fica repondo as carteiras constantemente. Compramos 5 mil novas carteiras, sendo 2 mil a mais para eventualidades de troca”, declara.

Ainda segundo o secretário, o número de alunos matriculados na rede municipal saltou de 93 mil para 104 mil e algumas escolas começam o período letivo mais tardiamente. “Nós queremos tranqüilizar os pais que as aulas estão começando e nenhuma escola ficará sem funcionar. As aulas perdidas serão repostas normalmente. Todas escolas cumprirão os 200 dias letivos”, assegura. 

Transporte escolarO secretário explicou que providenciou uma vistoria no veículos que fazem o transporte escolar na zona rural de Teresina junto à STRANS. De acordo com ele, os veículos que não tinham dispositivos de segurança foram todos equipados e adesivados com faixas indicando que se trata de transporte de alunos. “A partir de segunda-feira funcionarão normalmente”, garante. Flash de Leilane NunesRedação Carlos Lustosa Filhoredacao@cidadeverde.com