Presidente do TJ/PI recomenda ao governo contratar delegados

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura, entrou na polêmica discussão sobre a nomeação dos delegados no Piauí.

O presidente do Tribunal encaminhou oficio ao governador Wilson Martins (PSB) recomendando a contratação dos delegados aprovados no último concurso público.70 delegados foram aprovados, porém falta a nomeação do governo. Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a anulação de 200 portarias e a substituição dos policiais militares que ocupam irregularmente as delegacias. “Recomendamos a nomeação dos delegados, pois vêm ao encontro das necessidades do Estado e da Justiça do Piauí. Sei das dificuldades do Estado, neste momento, sei que é desafiador, mas tanto o governador como o secretário Estadual de Segurança irão encontrar uma solução”, disse o presidente. Edvaldo Moura foi delegado em Teresina por 11 anos e foi um dos palestrantes na Academia de Polícia.

ReprovaçãoO presidente da Associação dos Magistrados Piauienses, José Airton Medeiros de Sousa, reprovou a proposta do secretário Robert Rios (Segurança) de fechar as delegacias e criar Grupo de Policiamento Militar no interior do Estado.

“Isso vai agravar o problema. Se a violência está do jeito que está com as delegacias, imagine com o fechamento delas. Creio que o fechamento dos Distritos não vai resolver a situação”, disse José Airton.

O secretário de Segurança alegou falta de recursos para a contratação de novos delegados. Flash Yala Senayalasena@cidadeverde.com