Conselho tutelar encontra 4 filhos abandonados pela mãe e avó

Quatro crianças foram encontradas abandonadas no bairro Formosa, em Timon-MA. Após denúncia de  vizinhos, a Polícia Militar foi até o local para resgatá-los. As crianças, entre elas um bebê de 10 meses, estariam a pelo menos 24 horas sem se alimentar. De acordo com o conselheiro tutelar, Iranilson Araújo, são três meninas de 6 anos, 4 anos e 10 meses e um garoto de 9 anos. Eles foram resgatados por volta das 22h30 por policiais militares que os encaminharam ao Conselho Tutelar e depois para a Casa de Apoio de Timon.

Fotos: Aline Carvalho/CidadeVerde.comIranilson Araújo

Os pais foram notificados para irem ao Conselho nesta manhã, mas até o momento não compareceram ao local.

Segundo a denúncia dos vizinhos, os pais estariam saindo constantemente para beber e as crianças ficavam sem alimentação. Eles não souberam informar se o casal usa drogas.  Nesta manhã, um bisavô das crianças esteve no Conselho Tutelar e parabenizou pelo resgate. Ele confirmou que o abandono era constante.

O caso será encaminhado para o Ministério Público que irá decidir o futuro das crianças.

LarO local onde as crianças estavam era uma "casa" improvisada na rua José Firmino dos Santos, bairro Formosa. Segundo apurou o CidadeVerde.com, as crianças estavam sob cuidados da mãe, identificada como Antonia, 33 anos, e uma outra jovem K., de apenas 17 anos, filha de Antônia e mãe do bebê de 10 meses. O pai de Antonia, expulsou as duas de casa porque as duas supostamente estariam usando drogas e ambas foram morar em uma casa cedida por um popular, onde elas já estavam há quatro dias.

Os vizinhos afirmam que as duas saíram no último sábado para ir a uma festa e deixaram as crianças para trás. "Elas bebiam demais e usavam drogas, deixavam as crianças sozinhas. Foi quando nós ouvimos o da criança de 10 meses", descreve um vizinho que não quis se identificar. 

O Conselho Tutelar identificou a situação de abandono das criaças.

Na casa onde elas estavam havia apenas uma televisão e um fogão, o colchão com as crianças estava no chão, ao lado de roupas, fraldas e resto de comida.  

Flash de Aline CarvalhoRedação Caroline Oliveiraredacao@cidadeverde.com