"A população vem porque acredita nesse Salão”, diz Cineas Santos

Durante todo domingo, 5, Teresina foi tomada por livros. Isso por conta do primeiro dia do Salão do Livro do Piauí – Salipi, que até o próximo domingo, 12, movimenta o Complexo Cultural da Praça Pedro II.

Laurentino Gomes na abertura do Salipi

A solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades, professores e de membros da Fundação Quixote - entidade realizadora do Salipi, marcou o início das atividades do 9º Salipi e 14ª Seminário Língua Viva. A noite contou ainda com apresentação musical do sanfoneiro Pedro Macaquinho, de Canto do Buriti, no interior do Piauí.

O sanfoneiro Pedro Macaquinho, de Canto do Buriti, foi uma das atrações musicais da noite de abertura do Salão do Livro do Piauí

Após a solenidade, o jornalista e escritor carioca Laurentino Gomes falou sobre seu mais novo livro: “1822”. O livro dedica um capítulo especial à Batalha do Jenipapo, realizada no Piauí e um dos mais decisivos confrontos para a Independência do Brasil.

Para Cineas Santos, da Fundação Quixote (entidade realizadora do Salipi), a população sempre prestigia o Salão porque acredita nele. “É uma realidade que veio para ficar, independente de quem esteja na Fundação Quixote. Não poderíamos realizar esse Salão sem parcerias importantes”, afirmou o professor.

O deputado Wilson Brandão, que representou o governador do Estado, fez questão de destacar a coragem da Fundação Quixote ao realizar mais uma edição do Salão.

Na segunda-feira, 6, as atividades terão início às 8h com a palestra “Esquizofrenia e Literatura”, de Rosa Kapila; às 10h, o pernambucano Durval Muniz abordou “A Invenção do Nordeste”; às 15h, Alcília Afonso (Kaki) profere a palestra “De Olho na Arquitetura Piauiense”. Fechando a programação do dia, o jornalista e escritor Guilherme Fiúza fala sobre “Bussunda não é Johnny: as Figurações do Romance-Verdade”.

Além das palestras e fóruns temáticos, o Salão conta ainda com uma programação infantil, apresentações musicais de todos os estilos e lançamento de livros. E viva a festa do livro!Da redaçãoredacao@cidadeverde.com