Cidadeverde.com

"A população vem porque acredita nesse Salão”, diz Cineas Santos

Durante todo domingo, 5, Teresina foi tomada por livros. Isso por conta do primeiro dia do Salão do Livro do Piauí – Salipi, que até o próximo domingo, 12, movimenta o Complexo Cultural da Praça Pedro II.

Laurentino Gomes na abertura do Salipi


A solenidade de abertura, que contou com a presença de autoridades, professores e de membros da Fundação Quixote - entidade realizadora do Salipi, marcou o início das atividades do 9º Salipi e 14ª Seminário Língua Viva. A noite contou ainda com apresentação musical do sanfoneiro Pedro Macaquinho, de Canto do Buriti, no interior do Piauí.

O sanfoneiro Pedro Macaquinho, de Canto do Buriti, foi uma das atrações musicais da noite de abertura do Salão do Livro do Piauí



Após a solenidade, o jornalista e escritor carioca Laurentino Gomes falou sobre seu mais novo livro: “1822”. O livro dedica um capítulo especial à Batalha do Jenipapo, realizada no Piauí e um dos mais decisivos confrontos para a Independência do Brasil.


Para Cineas Santos, da Fundação Quixote (entidade realizadora do Salipi), a população sempre prestigia o Salão porque acredita nele. “É uma realidade que veio para ficar, independente de quem esteja na Fundação Quixote. Não poderíamos realizar esse Salão sem parcerias importantes”, afirmou o professor.


O deputado Wilson Brandão, que representou o governador do Estado, fez questão de destacar a coragem da Fundação Quixote ao realizar mais uma edição do Salão.


Na segunda-feira, 6, as atividades terão início às 8h com a palestra “Esquizofrenia e Literatura”, de Rosa Kapila; às 10h, o pernambucano Durval Muniz abordou “A Invenção do Nordeste”; às 15h, Alcília Afonso (Kaki) profere a palestra “De Olho na Arquitetura Piauiense”. Fechando a programação do dia, o jornalista e escritor Guilherme Fiúza fala sobre “Bussunda não é Johnny: as Figurações do Romance-Verdade”.


Além das palestras e fóruns temáticos, o Salão conta ainda com uma programação infantil, apresentações musicais de todos os estilos e lançamento de livros. E viva a festa do livro!



Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais