Exposição retrata a realidade da desertificação no Piauí

Refletir o homem contemporâneo através de questões socioambientais, destacando o problema da desertificação que devasta os solos no interior do Piauí, tudo isso, com um olhar crítico, sem perder o caráter informativo e a arte presentes na fotografia.  O resultado disso poderá ser visto em breve na Exposição “Desérticos”, do fotógrafo piauiense João Brito Jr.

Fotos: Britto Jr

Uma exposição que reúne mais de 30 obras fotográficas, de um trabalho realizado nos anos de 2007 a 2011, que retrata a rotina do homem sertanejo e sua relação com o solo árido e seco do município de Gilbués, localizado ao sul do Piauí.  O trabalho foi um dos 10 selecionados pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), sendo o único do nordeste a receber o prêmio de incentivo à produção artística. 

Brito Jr. utiliza em sua obra uma linguagem pessoal e um senso estético original, a fotografia como um mecanismo de critica e reflexão.

A Exposição “Desérticos” será lançada no dia 01 de outubro, às 11h, na Praça de Eventos do Teresina Shopping e ficará aberta ao público até o dia 08 de outubro.

 

Sobre João BritoTeve seu primeiro contato com a fotografia em 2004, no qual obteve conhecimento da importância e força da imagem fotográfica para a construção de um discurso efetivo. Dedicou-se a estudar a técnica e os métodos de aplicação da fotografia enquanto linguagem de discurso.

Desde 2005 vem contribuindo com vários jornais e revistas de circulação nacional, entre os quais as revistas Veja, Época, Carta Capital, Quatro Rodas, Fotografe Melhor e Brasileiros; os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, além do portal UOL.Entre as premiações, foi finalista e indicado ao 2º lugar no concurso Leica-Fotografe na categoria ensaio, com o trabalho “Grand Circo Los Angeles”. Em 2008, ganhou a Bolsa Nacional FUNARTE de incentivo à produção artística. Já em 2009, foi vencedor do XIV Salão de Fotografia de Teresina, na categoria Ensaio.