Cidadeverde.com

Exposição retrata a realidade da desertificação no Piauí

Imprimir

Refletir o homem contemporâneo através de questões socioambientais, destacando o problema da desertificação que devasta os solos no interior do Piauí, tudo isso, com um olhar crítico, sem perder o caráter informativo e a arte presentes na fotografia.  O resultado disso poderá ser visto em breve na Exposição “Desérticos”, do fotógrafo piauiense João Brito Jr.

Fotos: Britto Jr


Uma exposição que reúne mais de 30 obras fotográficas, de um trabalho realizado nos anos de 2007 a 2011, que retrata a rotina do homem sertanejo e sua relação com o solo árido e seco do município de Gilbués, localizado ao sul do Piauí.  O trabalho foi um dos 10 selecionados pela Funarte (Fundação Nacional de Artes), sendo o único do nordeste a receber o prêmio de incentivo à produção artística. 


Brito Jr. utiliza em sua obra uma linguagem pessoal e um senso estético original, a fotografia como um mecanismo de critica e reflexão.


A Exposição “Desérticos” será lançada no dia 01 de outubro, às 11h, na Praça de Eventos do Teresina Shopping e ficará aberta ao público até o dia 08 de outubro.

 


Sobre João Brito

Teve seu primeiro contato com a fotografia em 2004, no qual obteve conhecimento da importância e força da imagem fotográfica para a construção de um discurso efetivo. Dedicou-se a estudar a técnica e os métodos de aplicação da fotografia enquanto linguagem de discurso.


Desde 2005 vem contribuindo com vários jornais e revistas de circulação nacional, entre os quais as revistas Veja, Época, Carta Capital, Quatro Rodas, Fotografe Melhor e Brasileiros; os jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Valor Econômico, Gazeta Mercantil, além do portal UOL.


Entre as premiações, foi finalista e indicado ao 2º lugar no concurso Leica-Fotografe na categoria ensaio, com o trabalho “Grand Circo Los Angeles”. Em 2008, ganhou a Bolsa Nacional FUNARTE de incentivo à produção artística. Já em 2009, foi vencedor do XIV Salão de Fotografia de Teresina, na categoria Ensaio. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais