Cidadeverde.com

TRANSFORMAÇÃo DIGITAL NA GESTÃO PÚBLICA

1º DIA

Congresso traz soluções interconectadas e fluxos de trabalho para gestores

A transformação digital tem o poder de modificar significativamente as relações entre os cidadãos e a administração pública. Um levantamento feito pela Estratégia Brasileira de Transformação Digital (E-Digital), mostra que implementar soluções inovadoras a partir de uma estratégia digital eficiente pode aumentar o PIB (Produto Interno Bruto) anual em 5,7% e economizar os custos de atendimento e serviços públicos em 97%.

E foi pensando nisso que o 3º Congresso das Cidades, do Grupo Cidade Verde, inovou ao trazer o tema “Transformação Digital na Gestão Pública". 

Durante três dias, o evento que acontece no Teresina Shopping promove uma intensa troca de informações e conhecimentos voltados para o uso da tecnologia para melhorar os serviços prestados à população.

O Evento

Autoridades e gestores municipais participaram da abertura do 3º Congresso das Cidades do Piauí

O presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, destacou que as temáticas debatidas durante o congresso vão resultar em avanços significativos na prestação dos serviços públicos nos municípios.

"O propósito específico é de proporcionar conhecimento, relacionamento, colaboração. A transformação digital envolve infraestrutura, envolve tecnologia. A transformação digital demanda o conhecimento, treinamento, e por isso que os serviços de aprendizagem estão presentes, mais uma vez mais nesse sentido de colaboração. A transformação digital implica em melhoria de serviços. É o cidadão no centro", destacou Jesus Filho.

A solenidade de abertura também contou com a participação do governador Rafael Fonteles. Segundo ele, falar sobre tecnologia na gestão pública atende principalmente os interesses da população.
“Quero parabenizar o Grupo Cidade Verde por pautar esse tema da transformação digital na gestão pública. Colocar essa pauta em evidência, fazendo esse congresso com várias temáticas importantes, que interessam a população piauiense”, disse o governador.

Rafael Fonteles ainda anunciou uma nova plataforma: a GOV.PI Empresas. De acordo com ele, a plataforma vai centralizar serviços da Junta Comercial do Estado do Piauí com órgãos e instituições para a abertura de empresas e emissão de licenças.

Também participaram da solenidade de abertura o superintendente do Sebrae no Piauí, Júlio Cesar Filho, presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade; o secretário executivo Ministério do Desenvolvimento Social, Osmar Júnior; o vice-governador, Themistocles Filho; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Kennedy Barros; o empresário João Claudino Júnior; o presidente da Águas de Teresina; Jacy Prado; o gerente de relacionamento da Equatorial Piauí, Joaquim Milhomem entre outros.

UNIÃO ENTRE SETORES DESENVOLVE MUNICÍPIOS

Criar um ambiente de oportunidades propício para o empreendedorismo traz prosperidade. Essa é uma das afirmativas feitas por Daniel Leipnitz durante a palestra “Ponte Para Inovação: O Futuro é Todos Juntos”, ministrada aos prefeitos e gestores no primeiro dia do evento. LEIA MAIS AQUI

Administrador de empresas formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Daniel Leipnitz usou o exemplo de como Florianópolis se tornou uma "máquina de criar empreendedores e prosperidade" ao apostar na inovação.

Segundo Daniel Leipnitz, o ecossistema de inovação está ligado diretamente a resolução de problemas vividos cotidianamente pela população.

O administrador explicou ainda que o desenvolvimento surge quando gestores e empresários se unem, deixando as diferenças de lado, em prol de mudanças que criam um ambiente de prosperidade.

Tecnologia precisa beneficiar a população

O espaço “Cidade Empreendedora”, iniciativa do Sebrae-PI, é um dos espaços dedicados aos prefeitos e gestores. O programa visa direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico local, com foco na melhoria do ambiente de negócios, no fomento ao empreendedorismo e na promoção da competitividade empresarial.

No local, prefeitos e gestores podem conhecer um pouco mais sobre o programa iniciado no ano passado e que já contempla 32 municípios piauienses.

“O programa Cidade Empreendedora tem dez eixos de atuação nos municípios do estado do Piauí, como a sala do empreendedor, gestão municipal, lideranças locais, desburocratização e marco territorial, por exemplo”, explica Helder Freitas, gerente da unidade de políticas públicas e desenvolvimento territorial do Sebrae-PI.
Através de uma ferramenta de planejamento e de qualificação da gestão pública municipal, o Sebrae-PI mapeia as potencialidades de cada cidade interessada no programa. Saiba mais

PLANEJAMENTO DE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

2º DIA

"O segundo dia do Congresso das Cidades do Piauí foi marcado por uma série de discussões sobre a importância da inovação para a resolução de problemas ligados aos efeitos da crise climática. Também foram destaques temáticas relacionadas a arrecadação, concessões e serviços públicos." Acompanhe tudo sobre o 2º dia do Congresso das Cidades clicando aqui

POTENCIAL TURÍSTICO E INVESTIMENTOS

O Piauí é conhecido pelo potencial turístico e econômico. Um estado rico em belezas naturais, riqueza de vegetação nativa, piscinas naturais e dunas.

No 2º dia do Congresso das Cidades, o piauiense de coração, o jornalista Francisco José, defendeu a preservação e reconhecimento das belezas naturais para impulsionar o turismo. O comunicador fez a reflexão durante palestra dada a prefeitos e gestores que participam do Congresso.

Chico José se descreve como um “apaixonado pela natureza”. Jornalista há mais de cinco décadas, ele já esteve na maioria dos municípios do Piauí e descreveu com domínio e facilidade as belezas de cada canto do estado.

Aos prefeitos, o comunicador aproveitou a oportunidade e enfatizou a necessidade de infraestrutura, consciência ambiental e, principalmente de organização para que as belezas do estados não fiquem abandonadas. LEIA MAIS


Futurismo na Gestão

Abordando o "futurismo", Martha Gabriel falou a prefeitos e gestores municipais acerca do ritmo das mudanças tecnológicas na sociedade e como as transformações digitais podem ser benéficas para a gestão pública.

Martha Gabriel é considerada um ícone multidisciplinar na América Latina nas áreas de negócios, tendências e inovação. Durante a palestra, utilizou exemplos de tecnologias que vem despontando e ganhando cada vez mais espaço como Chat GPT. Ela sugeriu aos ouvintes como o uso dessas ferramentas podem trazer resultados positivos se pensadas a longo prazo, sobretudo na gestão pública.

“A pior coisa que você pode fazer como gestor público ou de qualquer natureza, é tomar uma decisão de longo prazo com cabeça de curto prazo porque você imagina que tudo vai continuar como está e o mundo. No caso da gestão pública é pior ainda, porque todas as decisões têm impacto”, alertou.

Neste sentido, a palestrante orientou que prefeitos e pessoas envolvidas na gestão pública sejam “ousados” para pensar o futuro das suas cidades cada vez mais digitais, integrados e inteligentes. SAIBA MAIS 



História da TV Piauiense

A TV desempenha um papel importante na vida das pessoas. É o veículo de comunicação de maior alcance no país e sua influência é inegável. No 3º Congresso das Cidades, a TV Cidade Verde abriu seu acervo e expõe peças nunca vistas pela população: são disquetes, a primeira geração de câmeras, DVDs, cartucheiras e outros equipamentos históricos do jornalismo piauiense.

O espaço é aberto ao público e mostra os equipamentos que fazem parte da história da comunicação do estado. Entre os equipamentos que podem ser vistos na mostra está a máquina de vídeo tape, primeiro gerador de caracteres, mesa de áudio, cartucheira, mesa de corte, câmeras de gravação externa, DVD e VTs. SAIBA MAIS

3º Dia

SERVIÇOS PÚBLICOS 100% DIGITAIS

O 3º e último dia do Congresso das Cidades foi marcado por grandes anúncios voltados para a gestão pública do Piauí. Segundo os secretários de Planejamento, Washington Bonfim, e Educação, Washington Bandeira, o processo de digitalização dos serviços públicos do estado começa a ser realizado no segundo semestre deste ano.

Washington Bonfim adiantou que o lançamento da plataforma ‘Gov.Pi Cidadão’ acontece no mês de agosto, já com a inclusão de alguns dos órgãos. A ideia é que o cidadão tenha acesso a serviços públicos através de uma plataforma online e com um cadastro unificado. “A nossa ideia é que, a partir de agosto, esses serviços já estejam disponíveis na palma da mão do cidadão piauiense”, destacou o secretário.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, afirmou que as mudanças implementadas acontecem também no processo de matrículas, que passará a ser feito de forma totalmente online, facilitando o acesso aos pais e alunos. LEIA MAIS

A tecnologia também estará mais presente na sala de aula. “Estamos implementando a transformação digital também no ensino aprendizagem, implementando novos cursos e mudando o mindset dos alunos”, disse Washington Bandeira.

ORÇAMENTO PARA DIGITALIZAÇÃO NA GESTÃO

Um dos pontos altos do terceiro dia do Congresso das Cidades foi a palestra “O cenário econômico do Brasil”, proferida pelo jornalista econômico, Carlos Alberto Sardenberg. Ao participar do evento, o comunicador associou o crescimento econômico aos chamados polos de desenvolvimento.

Para que essa fórmula do sucesso possa ser replicada nos municípios, o profissional sugeriu que os prefeitos criem uma secretaria especial voltada para tecnologia e digitalização, bem como reservem uma fatia do orçamento para essa área. Ele disse que o uso de grandes tecnologias e digitalização não deve ser direcionada apenas para os grandes centros, mas pode ser feito em pequenas cidades também.

“É preciso ter uma secretaria especial para a introdução de tecnologia e digitalização e tem que ter uma estratégia e um orçamento para isso. Onde vou gastar e onde vou comprar? 

Também é preciso treinamento”, declarou. O comunicador relatou ainda que a grande estrela neste sentido hoje é a Índia e avaliou que o Brasil está atrasado em relação à América do Sul. ENTENDA


Para reverter esse cenário, Sardenberg apresentou mais seis ações a serem feitas nos próximos anos para retomar esse pódio: 1- Ajuste fiscal teto de gastos; 2- Reforma tributária; 3- Privatizações/ Investimentos; 4- Mais escolas públicas; 5- Abertura da economia; 6- Derrubar inflação.

SORTEIO FIAT TORO

No último dia do 3º Congresso das Cidades, a TV Cidade Verde sorteou um veículo Fiat Toro entre os gestores municipais que se inscreveram e estiveram presentes nos três dias de evento no Teresina Shopping. Cerca de 150 prefeitos se inscreveram no sorteio e a cidade de Francisco Santos foi a grande vencedora. o prefeito Luís José de Barros recebeu a chave do veículo no palco do evento.

O sorteio foi realizado pelo diretor presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, e pelos jornalistas Joelson Giordani e Elivaldo Barbosa.
Ao receber o prêmio, o prefeito vencedor agradeceu e disse que o veículo será utilizado nas ações do município, que fica na macrorregião de Picos e tem pouco mais de 9 mil habitantes.

"Quero agradecer o Congresso das Cidades. É muita alegria e felicidade ser contemplado, pois esse carro vai ser de muita serventia para o município. Vamos cuidar dele com muito carinho e respeito para a nossa cidade. Não sei ainda para qual área vamos usar, mas provavelmente na área da saúde ou assistência social. Fiquei muito surpreso de ter sido sorteado", afirmou Luiz José.

O diretor do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, afirmou que o Congresso das Cidades foi um sucesso.

"Muito grato, feliz pela presença de todos, pelo sucesso desse conjunto de atividades que aconteceram nesses três dias. Um evento idealizado em 2017, que foi interrompido pela pandemia, mas é um lugar com o propósito do grupo Cidade Verde, de fazer a Boa Imagem do Piauí. Trabalhamos para fazer que nosso propósito seja verdadeiro e que traga resultados positivos para o Piauí. A nossa missão como grupo é de integrar o nosso estado, e temos aqui um evento com esse propósito, pois ele foi idealizado para que viessem até nós, de forma gratuita, no sentido verdadeiro de congregar esses gestores do Piauí", afirmou Jesus Tajra Filho.

A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO, COM TODAS AS REPORTAGENS E IMAGENS, PODE SER ACOMPANHADA PELO BLOG https://cidadeverde.com/congressodascidades

Parceiros

Governo do Piauí
Sebrae Piauí
BNB
Prefeitura de Teresina
Equatorial
Aguas de Teresina