Cidadeverde.com
congressodascidades

Chico José defende potencial turístico do Piauí e pede que prefeitos façam investimentos

  • FRANCISCO_JOSÉ_(7).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(6).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(5).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(4).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(3).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(2).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • FRANCISCO_JOSÉ_(1).jpg Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Piauiense de coração, o jornalista Francisco José, que descreve a si mesmo como um “apaixonado pela natureza”, defendeu a preservação e reconhecimento das belezas naturais para impulsionar o turismo no Piauí. A reflexão foi feita pelo comunicador na tarde desta terça-feira (06), durante palestra dada a prefeitos e gestores que participam do Congresso das Cidades, promovido pelo Grupo Cidade Verde. 

Jornalista há mais de cinco décadas, Chico José já esteve na maioria dos municípios do Piauí e descreveu com domínio e facilidade as belezas de cada canto do estado. O jornalista contou com orgulho que esteve em “primeira-mão” em diversos lugares, que nem mesmo os piauienses nativos haviam desbravado. 

“O Piauí é um estado que tem o privilégio de ter um Delta. Nós fizemos as nascentes do rio Parnaíba quando ninguém conhecia. A Serra das Confusões. Um lugar que tem a maior concentração no planeta da Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, uma vegetação muito rica que fica seca, mas, floresce na primeira chuva. Tem a concentração de pelo menos 72 onças. Qual é o lugar do Nordeste que tem essa concentração?”, questionou.

Ele seguiu acrescentando: “Eu fui em um lugar que chamei de Capadócia Nordestina. Nem as pessoas do município sabiam como chegar lá. Foi um guia que sabia e que nos levou”, acrescentou. 

Na fala em que fez, Chico José ainda citou outras belezas do Piauí como a Serra da Capivara, o Quênia do Rio Poti e dos Viana, as nascentes do rio Parnaíba e a Serra Vermelha. O jornalista descreveu cada lugar, envolvendo quem o assistia com a curiosidade de conhecê-los. E foi com essa percepção que despertou no público, formado em maioria por prefeitos, que lançou uma pergunta: “As pessoas querem ver, mas como chegar?”. 

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com 

Chico José, então, descreveu os relatos que recebeu de moradores locais e guias turísticos sobre o desmatamento, a destruição do fauna e da flora, além da falta de estrutura e acessibilidade neste lugares que citou. 

“As pessoas querem ver, mas como chegar? Para ter atração turística tem que ter hotel, tem que ter um arquiteto para não modificar a beleza natural e para que as pessoas fiquem confortáveis. Era essa a mensagem que eu queria passar: a necessidade de vocês preservarem e de usarem a beleza do estado de vocês. O que é bonito tem que ser divulgado”, afirmou. 

O jornalista ainda assinalou, falando diretamente aos prefeitos, a necessidade de infraestrutura, consciência ambiental e, principalmente de organização para que as belezas do estados não fiquem, nas palavras do próprio comunicador, ao “Deus dará”. 

“Estou falando tudo isso para despertar nos gestores aqui a necessidade de preservar e de transformar em potenciais turísticos. Para isso acontecer precisa de infraestrutura. Mas, acima de tudo, precisa de preservação. 

Uma área que era para ser de preservação fica ao ‘Deus dará’. Tudo o que for preciso fazer de turismo, precisa ser feito”, destacou. 

Para provar que tudo o que descreveu era verdade, Chico José exibiu reportagens que fez no Piauí. No palco, estiveram ao lado do Chico José, mediando a palestra, a jornalista e apresentadora piauiense Neyara Pinheiro e a editora de projetos Adriana Araújo. 

 

Paula Sampaio 
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais