Cidadeverde.com
congressodascidades

Mulheres precisam se conectar para conquistar mais espaço na gestão pública

  • 5.jpg Gabriel Paulino
  • 4.jpg Gabriel Paulino
  • 3.jpg Gabriel Paulino
  • 2.jpg Gabriel Paulino
  • 1.jpg Gabriel Paulino

 

Com o objetivo de apresentar para as mulheres o conceito de representatividade e a importância de ocuparem lugar de destaque na gestão pública, Carolina Cavenaghi ministrou a palestra "A importância do protagonismo na liderança feminina", no Espaço de Comunicação e Empreendedorismo Feminino, no 3° Congresso das Cidades.

Carolina Cavenaghi defende que a conexão entre as mulheres pode levar a conquista de mais espaço para lideranças femininas, tanto na gestão pública quando no mundo corporativo. 

Para a palestrante os números estão à favor das mulheres. "Se olharmos o eleitorado do Brasil, por exemplo, mais de 50% é formado por mulheres". E cita o caminho que as lideranças femininas ainda tem que percorrer. "Nos cargos de liderança temos entre 10% e 15%, apenas, de cargos ocupados por mulheres. Ainda falta conquistar muito", destaca Carolina. 

Mas para a palestrante o cenário favorável já tem sido responsável por mudanças de pensamento e comportamento. "A questão da competição entre as mulheres ainda existe, mas em menor proporção. O que vejo é que hoje as mulheres estão mais companheiras, solidárias e querendo avançar juntas. Antes tinha uma ideia de que somente uma iria conseguir, e as outras não passariam de competidoras, mas hoje essa ideia tem mudado, e muito. Devemos observar os homens, que trabalham de forma mais unida, e levarmos quantas mulheres pudermos com a gente para cima", explica Carolina. 

Muito embora os primeiros passos já tenham sido dados, a palestrante explica que muitos ainda precisam ser contabilizados. "Elas precisam buscar informação, em eventos como esse que acontece aqui. É importante continuar se atualizando, focar nos valores que as trouxeram até aqui e ter persistência e resiliência para abrir caminhos para que outras mulheres vêm a seguir,", finalizou Carolina Cavenaghi.

Neste primeiro dia de evento, as discussões sobre autoconhecimento e psicologia positiva dominaram as discussões no Espaço Comunicação e Empreendedorismo Feminino. 

Na sala 1, destinada a Comunicação Pessoal, além de Carolina Cavenaghi passou pela sala Comunicação Pessoal a publicitária, Maíra Gaé, que apontou como o primeiro passo para o protagonismo no mundo digital o autoconhecimento. O fotografo Tibério Hélio e a Stiling Viviam Barroso também convidaram as participantes a mergulhar em si mesmas, na busca de uma essência, que será apresentada como marca pessoal aos interlocutores. 

Já na sala 02, destinada a Comunicação Emocional o autoconhecimento e a psicologia positiva dominaram as discussões deste primeiro dia de evento, com palestras das psicólogas Ana Cléa Rodrigues, Ísis Almeida e Luciana Ferreira e, ainda, da educadora parental, Dany Ferreira. 

 

 

Adriana Magalhães
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais