Cidadeverde.com
congressodascidades

Ministério quer ampliar número de cidades do Piauí que integram Rede Gov.Br

  • Walid_Ghazale_(9).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(8).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(7).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(6).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(4).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(2).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com
  • Walid_Ghazale_(1).jpeg Renato Andrade e Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Durante palestra no 3° Congresso das Cidades, o diretor substituto de Transformação Digital da Secretaria do Governo Digital (SGD), Walid Ghazale, enfatizou a importância dos municípios do Piauí aderirem à Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR).

O diretor apontou que apesar do estado ter assinado sua adesão e já ofertar diversos serviços na plataforma, apenas dez das 224 cidades piauienses já participam da iniciativa de transformação digital, que conta com 274 cidades de todas as unidades da federação.

“Sem o apoio e participação de estados e municípios ela perde muito a sua legitimidade, então o convite que fazemos é que possam estar juntos com a gente ajudando, apoiando e legitimando essa estratégia nacional de governo nacional que está com um desafio para os próximos anos”, disse. 

As cidades piauienses que integram a iniciativa federal são: Altos, Cajueiro da Praia, Itaueira, Nazária do Piauí, Nova Santa Rita, Prata do Piauí, Simões, Socorro do Piauí, Teresina e Várzea Grande.

A Rede GOV.BR tem como finalidade promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras relacionadas à temática de Governo Digital no setor público. É formada pelos entes federados mediante Termo de Adesão.

Walid Ghazale destacou que, mesmo após aderir à Rede, estados e municípios podem elaborar suas próprias estratégias de governo digital, definindo estratégias, planejamento e pactuando metas. Além disso, os entes também são contemplados com vários benefícios. 

“Quando um município adere a rede ele passa a usar gratuitamente as plataformas digitais oferecidas pelo governo, pode participar de programas de capacitação e transformação digital. A Rede também traz a possibilidade de apoio técnico na implantação da transformação digital”, lembrou.

Além de otimizar os processos burocráticos, a Rede GOV.BR possibilita o acesso a diversos serviços de forma digital. Exemplo disso é a oferta da nova Carteira de Identidade Nacional em versão digital através da ferramenta, que já está disponível no Piauí. 


Breno Moreno
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais