Cidadeverde.com
congressodascidades

Governador anuncia nova plataforma para empresas na abertura do Congresso das Cidades

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com 


O governador Rafael Fonteles (PT) destacou pontos para a transformação digital e anunciou nova plataforma para empresas durante abertura do 3º Congresso das Cidades. 

“A única maneira da gente compatibilizar a demanda e as obrigações previstas na Constituição de 88 com o orçamente que nós temos é se apostarmos fortemente na tecnologia, fortemente na transformação digital, por isso que esse tema é tão importante”, destacou Rafael Fonteles.

O governador apontou que a transformação digital em parceria com os municípios é uma prioridade do governo em diversas frentes e anunciou que irá lançar nesta terça-feira (06), no Palácio do Karnak, o primeiro produto dessa transformação, que será a plataforma GOV.PI Empresas que irá centralizar serviços da Junta Comercial do Estado do Piauí com órgãos e instituições para a abertura de empresas e emissão de licenças.

“A Junta Comercial do Piauí é órgão que sofreu a transformação digital mais rápida do que nós temos notícias. Saiu da pior das 27 unidades da federação para a melhor hoje, com o menor tempo de abertura de empresas de todo o Brasil, abrindo o registro em menos de 30 minutos e isso foi porque nossa gestora Alzenir apostou sobretudo na informatização”, pontuou.

No seu discurso, o chefe do executivo apontou ainda a educação como o segundo ponto para a transformação digital com a inclusão de cursos que possuam grande demanda no futuro com a tecnologia.

“As profissões que existem hoje, boa parte vão se acabar, boa parte vai diminuir substancialmente, vão surgir, estão surgindo novas profissões, então se a gente não aproveitar para educar nossa garotada para esse novo tempo, a gente não vai estar gerando novas oportunidades para eles, por isso a gente está com um ousado programa na educação,  colocando obrigatoriamente no currículo o curso técnico em uma dessas áreas que tem grande potencial de crescimento no futuro, especialmente a tecnologia”, ressaltou.

Finalizando os pontos para a transformação digital, o governador apontou ainda o fomento aos ecossistemas de inovação ou Startups, principalmente para que jovens tenham possibilidade de empreender em diversas áreas.

“Tudo agora tem base tecnológica, a gente tem que preparar o terreno e as nossas cidades para receber ecossistemas de inovação, espaços como tem aqui no Teresina Shopping, como vai ter em frente à Estação Ferroviária, como estamos tendo várias iniciativas privadas para que a gente estimule esses meninos, esses jovens a estarem podendo empreender através da internet com apoio governamental”, disse.

Rafael Fonteles anunciou ainda avanços tecnológicos em outros órgãos como no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) e pediu a adesão dos prefeitos aos programas do governo.

“É isso que vai acontecer no estado do Piauí e a gente convoca e convida os municípios, muitos estão sendo parceiros, a irem na mesma direção. Todo o programa que a gente lançar, eu peço aqui a compreensão dos prefeitos que façam a adesão porque certamente vai melhorar a situação no seu município”, disse.

Ainda em seu discurso, Rafael Fonteles apontou que a União concentra 58% dos tributos e destacou que os recursos precisam ser descentralizados.  

“Eu sou um defensor da necessidade urgente de descentralização dos recursos na federação brasileira que como eu disse é bastante distorcida porque ainda carrega os vícios do império, de achar que isso é um estado unitário e não uma federação. Então a gente cada vez mais tem que ter essa consciência e temos que aproveitar a reforma tributária para revisar o pacto federativo para garantir mais recursos na ponta e parar com esse comum equivocado de que somente o governo federal, de forma geral, que apenas os intelectuais são capazes de desenvolver boas políticas públicas”, disse.  

 

 

Rebeca Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais