Governo entrará com ação para tentar desbloquear contas da Eletrobras

Raimundo Neto, secretário de Fazenda

O secretário estadual de Fazenda, Raimundo Neto Carvalho, reafirmou que o pagamento dos salários dos servidores do Piauí está comprometido pelo bloqueio das contas da Eletrobras. A saída que o governo encontrou para tentar reverter a situação foi entrar com ação judicial, através da Procuradoria Geral do Estado, solicitando o desbloqueio. 

Ontem, Raimundo Neto já havia afirmado ao Cidadeverde.com que a situação "é uma bomba" e pode comprometer não só o 13º salário como o pagamento de dezembro. 

A Eletrobras Piauí teve as contas bloqueadas pela Justiça para garantir o pagamento de uma idenização no valor de R$ 19 milhões a uma empresa agrícola que iniciou processo em 1995, reclamando ter diminuído os lucros por conta da má qualidade do abastecimento de energia elétrica.

Segundo o secretário de Fazenda, o rombo no tesouro estadual chega a R$ 30 milhões. A Eletrobras é a principal contribuidora de ICMS do Estado e deveria fazer esse repasse até o dia 30 deste mês de novembro. O valor seria usado na folha de pagamento do 13° salário e do salário do mês de dezembro.

"Essa decisão interfere, com absoluta certeza, no nosso fluxo. Essa semana já tínhamos garantido o pagamento, mas com essa medida, haverá complicações. Sugerimos que a PGE entre no caso, como terceiro interessado, porque isso se trata de salários, da dignidade da pessoa humana", argumenta o gestor.

Uma reunião entre o procurador Kildere Ronne e o governador do Piauí, Zé Filho, decidiu, na manhã desta quinta, pelo início da ação. 

Jordana Cury Com informações de Elivaldo Barbosa. jordanacury@cidadeverde.com