Prédio do antigo INPS merece nova vistoria, diz engenheiro do CREA-PI

O abandono do prédio do antigo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social), o primeiro de Teresina, chamou a atenção do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI). Em entrevista ao Jornal do Piauí desta sexta-feira (27), o engenheiro Sandro Sousa ressaltou o valor histórico cultural da construção e afirmou que as autoridades deveriam permitir a entrada de uma equipe técnica para avaliar a estrutura.

O engenheiro, que é assessor da presidência do Crea-PI, acredita que é necessário encontrar uma solução para que o prédio possa ter utilidade para a sociedade. "O prédio inspira cuidados. Essa é uma obra que possui um valor histórico cultural e está sendo abandonada, quando na verdade é preciso encontrar uma solução que possa dar uma utilidade de cunho social e cultural para o prédio", ressaltou Sandro Sousa.

De acordo com Sandro Sousa, o prédio já está abandonado há mais de 10 anos e é importante que ele passe por uma avaliação para verificar seu estado. "Seria interessante que abrissem para que uma equipe técnica viesse fazer um diagnóstico e dizer como a estrutura se encontra no presente momento. A questão estrutural precisa ser vista com mais aferimento para poder dizer algo a respeito", informou o engenheiro.

A última vistoria feita no local foi em 2006, quando o Corpo de Bombeiros colocou o aviso de interdição. Desde então o prédio está totalmente fechado para a entrada de pessoas.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com