Cidadeverde.com

Concurso vai premiar estudantes com melhores desenhos e redações sobre combate à corrupção

 
Com o tema “Cidadania Digital: acesso e educação para a democracia”, estão abertas as inscrições do 13° Concurso de Desenho e Redação (CDR), promovido pela Controladoria Geral da União (CGU), o prazo de envio segue até o dia 02 de setembro. A iniciativa tem o intuito de proporcionar aos estudantes e professores de todo o país diversas experiências de aprendizagem com foco em temas como ética, cidadania, participação social e combate à corrupção, além de valorizar a profissão docente e a participação da escola na construção da cidadania.
 
Podem participar estudantes do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas ou privadas, sendo que, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, é possível competir na categoria "Desenho"; e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio, os estudantes podem competir na categoria "Redação". As escolas também podem participar da competição com um Plano de Mobilização a partir de experiências sobre os temas do concurso.
 
Os vencedores das categorias com trabalhos do tipo “desenho e redação” do ensino fundamental e médio, incluindo EJA, serão premiados com um notebook, além de um certificado de premiação e reconhecimento emitido pela CGU. Nas categorias com trabalho do tipo “Plano de Mobilização”, serão premiados os 27 melhores, cada escola receberá um notebook e o certificado de premiação e reconhecimento.
 
A inscrição é gratuita por meio do site https://concursos.cgu.gov.br/, as escolas serão responsáveis pelo preenchimento adequado de todas as informações solicitadas pelo sistema eletrônico, pela realização da inscrição e pelo envio de cada um dos trabalhos selecionados por categoria. Podem participar do CDR, estudantes regularmente matriculados em qualquer etapa de educação básica e seus/suas professores/as, em âmbito nacional. A participação de estudantes com deficiência nas categorias relativas à sua etapa de educação será viabilizada pela mediação de cuidador, na transcrição de trabalho, em sala de aula, quando necessário.
 
Para a Chefe do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção da CGU, Marina Carvalho, o concurso se mostra como uma ação importante para a formação de cidadãos atuantes na sociedade. “O papel do concurso é gerar uma reflexão sobre temas muito importantes da vida do cidadão, é fazer com que esse indivíduo se veja como um sujeito atuante, que não seja um mero espectador. Muitas vezes ele assume esse papel de espectador por não ter contato com os temas, a nossa ideia é fazer com que esse indivíduo possa ter mais familiaridade, refletir sobre esses assuntos e assim ser mais participativo”, destacou.
 
O Concurso é dividido em 14 categorias de acordo com as etapas de aprendizagem. As escolas, os estudantes e os professores poderão participar com trabalhos de diferentes tipos.
  • Desenho: para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Uma oportunidade para que as crianças possam expressar o tema cidadania digital através da arte.
  • Redação: para estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e ainda do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Um convite para os jovens discutirem ideias por meio da escrita, abrindo espaço para diferentes perspectivas e abordagens sobre o tema.
  • Plano de Mobilização: para todas as escolas que desenvolvem atividades sobre o tema com seus estudantes e incentivam a participação no concurso. Grande chance para compartilhar iniciativas e inspirar outras escolas e ainda ter a chance de receber prêmios.
 
 
Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais