Após partida sob 44ºC, CBF nega pedido de jogadores para rever horário das 11h

Pensando na tabela do Campeonato Brasileiro, a partida Goiás x Joinville era importante por ser um confronto direto entre times que tentam escapar da zona de rebaixamento. Mas qualquer termômetro que estivesse funcionando no estádio Serra Dourada mostraria outra questão talvez ainda importante para a competição e de abrangência geral: as condições sob as quais os jogadores entraram em campo.

A sensação térmica chegou a 44,4ºC num jogo que teve o pontapé inicial agendado para as 11 h no estádio goiano. Simultaneamente, Corinthians e Santos faziam clássico paulista em São Paulo, com temperatura de 35ºC.

O calor elevado no último final de semana de inverno, já em transição para a primavera, gera uma preocupação para os atletas envolvidos com a competição, especialmente para as partidas programadas para essa faixa de horário, uma novidade promovida neste ano. 

A Fenapaf Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol encaminhou, por isso, ofício à CBF (Confederação Brasileira de Futebol), ainda no mês de agosto, questionando as partidas do campeonato marcadas para as 11 horas. A resposta foi de que a entidade “conta com um grupo de especialistas no assunto que definiram uma série de recomendações, a serem seguidas nos jogos às 11 horas”.

Entre os itens recomendados pela CBF está a parada médica com duração de 3 minutos, além de orientação para vestimentas mais apropriadas, troca de uniformes no intervalo, ingestão de líquidos ou frutas e autorização para mais dois profissionais de saúde em campo.

No triunfo do Goiás sobre o Joinville, o árbitro Raphael Claus determinou a parada técnica, seguindo a determinação da CBF que obriga uma pausa para hidratação dos atletas sempre que a temperatura for superior aos 28ºC. Desse limite para 44ºC, porém, a diferença é grande. À frente no placar, os jogadores esmeraldinos procuravam tocar a bola sempre que podiam. Em Itaquera, foram realizadas três paradas técnicas, com Flávio Guerra no apito. 

Os jogos marcados para as 11h vêm tendo boa resposta de público, com presença superior à da média do campeonato. No domingo, o Goiás viu 3.961 torcedores irem ao Serra Dourada – sua média na competição é de 5.492. Já o Corinthians acolheu 41.748 torcedores, contra média de 30.882.

Fonte: IG